Distrito 13

Destaques

  1. Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

  2. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: Novo livro ganha título e capa no Brasil

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes ganha título e capa no Brasil

  3. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes vai virar filme!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes vai virar filme!

Arquivo de notícias

Fã de Jogos Vorazes faz resenha após assistir ao filme

O site IFC liberou hoje uma resenha de Jogos Vorazes após uma fã da série  e de Harry Potter assistir ao filme.  A resenha é bem positiva, dizendo que a adaptação do filme supera as adaptações de Crepúsculo e Harry Potter.

Segundo a fã, “Jogos Vorazes se completa por si só como um filme. Se desvia do material original em um jeito que é fiel ao livro de Suzanne Collins, e também muitas vezes fortalece a história.” O filme tem falhas, como ela frisa, mas acaba não falando quais são elas. Mas ressalta que “é um filme em seu direito próprio, enquanto que ambos Crepúsculo e Harry Potter ficaram acorrentados aos seus materiais de origem. ”

Por fim, leia toda a resenha completa abaixo e não deixe de comentar!

Há muito rolando sobre o lançamento de Jogos Vorazes em 23 de março. Se você gosta ou não é uma preferência pessoal, mas pode-se concordar universalmente que Jogos Vorazes não só é um bom filme, mas como foi bem sucedido como uma adaptação completamente fiel, onde muitos outros antes dele falharam.

Vindo de uma fã maluca por Harry Potter. E mesmo que eu não me considere uma “Twi-hard”, sou bem entendida em ambos filmes e livros. Então não é inteiramente intencional quando eu falo que ambas adaptações para o cinema das séries não são ótimas, mas é uma declaração honesta.

“Jogos Vorazes,” por outro lado, se completa por si só como um filme. Se desvia do material original em um jeito que é fiel ao livro de Suzanne Collins e também muitas vezes fortalece a história. Muito parecido com a adaptação da HBO de “Guerra dos Tronos,” toda cena adicional no filme acrescenta algo que deveria estar lá, para começo de conversa.

Isso não quer dizer que “Jogos Vorazes” está isenta de falhas. Todo filme tem falhas. Mas essa é a palavra chave. “Jogos Vorazes” é um filme em seu direito próprio, enquanto que ambos Crepúsculo e Harry Potter ficaram acorrentados aos seus materiais de origem. Essa não é uma matéria com a intenção de atacar Harry Potter ou Crepúsculo. Ambas as franquias são bem sucedidas por uma razão, e são boas em seus próprios jeitos. Harry Potter conta a história de um menino bruxo com um grande desitno, enquanto Crepúsculo conta o história do amor não correspondido entre uma humana e um vampiro. O problema com esses filmes, porém, é que eles não acrescentam quase nada à tela, que não estivesse nas páginas.

Por contraste, “Jogos Vorazes” não fica limitado à história do livro. Os romances de Collins deixam dicas que uma saga maior está ocorrendo, e o filme nos mostra isso. E sua força reside nesse componente do filme.

O argumento pode ser feito de que Jogos Vorazes iria mesmo ser melhor apresentado como filme. A história cheia de ação e drama foi constantemente limitada pela perspectiva em primeira pessoa de Katniss, enquanto sempre esteve claro que a história sendo contada era muito mais do que somente ela. Sem essa restrição, o filme conseguiu definir o cenário para os próximos filmes de Jogos Vorazes, ao mesmo tempo em que permitiu que o mundo de Panem fosse inteiramente desenvolvido.

Há um personagem em particular que tem um papel muito maior no filme, do que ele tem no livro. Sua presença como um contraponto para Katniss realmente funciona. Amplificando seu papel no filme (outra pessoa vai ter que te entregar quem ele é), o personagem ajuda a realçar a brutalidade da Capital de um jeito que, se fosse apenas contando o lado de Katniss da história, não faria.

Isso não quer dizer que Crepúsculo e Harry Potter nunca pisaram foram do fronteiras dos romances em que foram baseados, mas as cenas extras, ou modificadas, nunca funcionaram direito, do jeito que deveriam. Mostrar James, Laurent e Victoria matando cidadãos inocentes não teve o mesmo impacto de ouvir sobre os assassinatos misteriosos acontecendo em Crepúsculo e tentar descobrir o que estava acontecendo. E aquela cena em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, em que Bellatrix Lestrange põe fogo à toca, pareceu fora de lugar e também fez pouco sentido na continuidade da história.

Nessas franquias de filmes, há sempre a sensação de que espectadores que não leram os livros estão perdendo algo importante na história, que não foi retratado na telona. Não foi o que pareceu ao sair do cinema, depois de assistir a Jogos Vorazes. O coração da história está no filme, e fez um trabalho tão bom em contar a história de Katniss, quando o livro fez.

Ainda está para ser visto se Jogos Vorazes fará tanto sucesso nos cinemas quanto os filmes de Crepúsculo e Harry Potter fizeram, mas minha intuição diz que fará.  Mesmo que não acabe quebrando os mesmo recordes que as duas preciosas franquias estabeleceram, uma coisa é certa: é um filme muito melhor do que os outros dois foram. E isso vindo de uma garota que pensou veementemente que Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 merecia uma indicação ao Oscar de Melhor Filme esse ano.

12 de março de 2012 às 20:45
25
Comentários
  1. Laiana disse:

    AAAAAAAAAAAAAAAA EU QRO VER JOGOS VORAZES AGORA *-*

  2. Paloma Aquino disse:

    Só deu mais vontade de assistir o filme *-*

  3. Jefferson disse:

    AAAAA GENTE! EXPECTATIVAS LÁ EM CIMA!

    To sentindo que vou simplesmente amar! *-*
    Tá me parecendo que vai ser tipo Ordem da Fênix. Pra mim foi perfeito, com toda a história reestruturada de um jeito que faz sentido. [sem contar os cortes drásticos que todo HP tem, óbvio.] *-*

  4. Marina disse:

    dia 23 *-* THG deve estar muuito bom e estou doida para ver o Gale <3

    Mas na boa, não da para comparar estrutura, Harry Potter sempre cortou muita coisa porque o livro tinha muito conteudo. Desde o 3 filme eles já tinham material o bastante para fazer 2 filmes e a partir de certo momento era claro que os filmes eram feitos para os fãs e que infelismente muita gente ficaria sem entender algumas coisas, por falta de tempo.

    • Igor disse:

      Mas Harry Potter acho que faltou pensarem nos filmes como uma franquia fechada,pois trabalhavam cada adaptação separada sem pensar no próximo filme(por exemplo,o caco de vidro que nem citaram nos outros filmes apenas nos 2 últimos)e Harry Potter tem a necessidade de saber muitos dos acontecimentos dos livros anteriores,deveriam ter feito como Senhor dos Anéis onde pensaram a saga como uma historia só,e não cada livro separado,e apesar de cortarem algumas coisas você não sente necessidade de ter lido os livros.Porem Jogos Vorazes parece que esta fazendo algo parecido com SDA onde não se prende a narrativa,o filme apresenta os fatos,mas não exatamente como esta no livro,assim adaptando melhor para as telas e não se prendendo tanto a estrutura do livro.

      • Marina disse:

        Sim, mas vale lembrar que muitas vezes enquanto se faziam os filmes de Harry Potter ainda nao haviam saido os outros livros. Quanto a coisas como o espelho, é o que eu disse era muita coisa, se fossem colocar tudo o que era importante nao caberia em 1 filme. O que acabou de fato desestruturando alguns filmes de Harry Potter, como Enigma do Principe (que faltou muita coisa).

        Outras sagas apesar de terem os livros de mesmo número de páginas e acontecimentos nao têm tantos detalhes cruciais para os sucessores, assim mesmo cortando algumas coisas não ficam confusos.

        • Marina disse:

          quanto a nao se prender a narrativa, no caso de Harry Potter seria mais complicado, não podia se desviar muito da narrativa por ser baseado em 7 livros que têm os detalhes como algo crucial para o fim da saga. Sem eles todo o final teria que ser modificado

  5. Cris disse:

    Ahhhhh! Kd dia 23??
    Quero ver o Jogos Vorazes agora!²

  6. Elisa disse:

    Aiiiiiiii eu simplesmente TENHO que ver! Vai ser tão incrível, eu sei disso porque eu sinto ! E essa resenha, meu Deus, acho que agora que eu quero MESMO ver o filme ! Como disse o Jefferson, expectativas lá em cima !

  7. Helen disse:

    “Coração da história” era essa a expressão que eu tava procurando!
    Eu não sou daquelas fãs que que se se jogam no chão e esperneiam pq o personagem dunha Nº2 foi cortado. Mas todas as ultimas adaptações que eu assisti simplesmente perderam o coração da história. Gosto dos filmes de HP só porque amo os livros, mas sei que não são bons como filmes pra quem nunca leu os livros. E fizeram grandes burradas com a Bússola de Ouro, Percy Jackson e ja até perdi a conta de quantos mais…

    To botando muita fé em HG, pelo menos tiveram bom senso pra escolher os dois atores principais…

  8. amanda disse:

    Isso é uma critica sobre Jogos Vorazes, Harry Potter ou Crepusculo? Sinceramente… zzzZzzZzzzZZZzzzZzzzZZZZZZ

  9. Matheus disse:

    Tipo, eu TENHO, PRECISO assistir esse filme!

  10. Norton Almeida disse:

    Oh my god, eu necessito ver Jogos Vorazes. Pow, ainda falta duas semanas, mas p mim parece um seculo kkkkk #amoJogosVorazes

  11. Bruno disse:

    É, era exatamente o que eu esperava. Os livros da trilogia Jogos Vorazes foram praticamente escritos como se fossem dirigidos às telas – o próprio estilo literário de Suzanne Collins é muito fraco (e aqui, eu estou falando de estilo, não da trama ou do desenvolvimento dos personagens, que são ótimos). Então logicamente, o filme ficaria muito bom.

    Harry Potter, no entanto, foi escrito por J.K. Rowling como ela achava que um livro deveria ser. Acrescentou os detalhes que queria, e não se restringiu às adaptações cinematográficas. Então, os livros são cheios de detalhes, e não dá para colocar todos numa tela ou mesmo substituí-los por uma cena fraca que agradaria apenas as pessoas que não lêem os livros.

    Um livro sem tantos detalhes, como Percy Jackson, é bem mais fácil de ser adaptado (e ainda assim foi um lixo) do que um livro com pormenores e reflexões a cada parágrafo, tipo 1984.

    Não estou desmerecendo a equipe de Jogos Vorazes, porque eu sei que eles já começaram muito bem, com atores de alto escalão, um bom diretor, roteirista etc. Mas comparar a dificuldade de adaptar uma trilogia de livros americanos com a dificuldade de adaptar uma série inglesa de sete volumes chega a ser injusto.

  12. Pâmela disse:

    SENHOR AJUDA! Essas coisas só me deixam mais ansiosa e mais orgulhosa *-*

    I CAN’T WAIT.

  13. Ricga disse:

    É CLARO que ela ta falando do Seneca 🙂 honestamente, a primeira vez que eu li a série (ja li varias) quando chegou na parte que o Presidente Snow falou que tinha matado ele, eu fiquei “WHO THE FUCK IS THAT?!” por que o personagem n tem uma participaçam assim taum grande no 1º livro. e achei perfeito eles retratarem a brutalidade da capital perante ele, q eh o gamemaker chefe *-*

  14. lvm disse:

    Como uma fã de HP e de THG eu só posso dizer:
    Accio dia 23

  15. Daniela disse:

    Sem spoilers, diz tudo e não diz nada; realmente nos dá ainda mais vontade de ansiar pelo dia 23. Accio March 23rd. c:

  16. juliana disse:

    vei nãoo aguento mais esperar ai aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    to me descabelando aqui!

  17. Lice disse:

    “Crepúsculo conta o história do amor não correspondido entre uma humana e um vampiro”. Onde o amor do Edward e da Bella não é correspondido, pelo amor de Deus? E a pessoa ainda se diz entendida da estória. Depois disso, pra mim, deixei de dar qualquer crédito à critica dela ^^

  18. mylla disse:

    Amo críticas de fãs *-* Críticos são enjoados muitas vezes. QUERO MUITO VEEEEEEEEEEEEEER

  19. Peter disse:

    Estou ansioso pra ver.
    Pelo que parece vai ser FODA!!!

  20. Marcos disse:

    Discordo! Harry Potter e Crepúsculo, assim como Jogos Vorazes, foram vindas de uma adaptação. Ou seja, o filme tem de ser fiel ao livro, é claro que em alguns aspectos pode haver alteração. Porém, na resenha, a fã refere-se à Harry Potter e Crepúsculo como series acorrentadas. Sim, sao! E isto é bom, gostaria que elas fossem como a adaptação de Percy Jackson? – Sem mais.

    • Igor disse:

      Eu não estou falando em mudar o rumo da história,apenas modificar algumas coisas para ficar melhor adaptado,assim como Jogos Vorazes fez mt bem mostrando o Haymitch ajudando a Katniss durante os Jogos e outras coisas que no livro a Katniss apenas presumia.Outro exemplo é HP1 e HP3,em HP1 Chris Columbus seguiu fielmente “cada paragrafo do livro” e ficou bom e em HP3 Cuarón mudou algumas coisas para adaptar o livro melhor e ele é considerado muito melhor que HP1,por críticos e fãs,por ser melhor adaptado e msm assim sendo fiel ao livro.

Últimas notícias
18/08/2022 às 12:53

Snow e Lucy Gray observam tordos na primeira foto oficial de “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”

Pouco mais de um mês após o início das filmagens, já temos a primeira imagem oficial de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Clique aqui para visualizar a still em HQ! Na foto, divulgada com exclusividade pela Vanity Fair, Coriolanus Snow (Tom Blyth) e Lucy Gray Baird…

18/08/2022 às 12:46

“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” já tem data de estreia nos cinemas; veja o primeiro teaser

Habemus data para voltar! Conforme anunciado em abril pela Lionsgate, 17 de novembro de 2023 é a data de estreia de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes nos cinemas americanos. A produtora divulgou a novidade na CinemaCon, uma convenção em Las Vegas, através de um teaser com…

28/06/2020 às 13:00

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes entre os livros mais vendidos do Brasil; veja comentários de veículos brasileiros

Lançado no último dia 19, o mais novo volume da série Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, já aparece em 2º lugar em lista semanal da PublishNews de livros mais vendidos do Brasil, sendo o 1º na categoria infantojuvenil. A prequel também está em 1º lugar na…

19/06/2020 às 9:00

Leia o que a imprensa internacional achou de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Chegou a hora! Um ano e dois dias após o anúncio, o livro novo de Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, foi oficialmente publicado no Brasil. Clique aqui para adquirir o seu exemplar! Antes mesmo de sair em terras tupiniquins, a prequel já fez bonito: em apenas…