Distrito 13

Destaques

  1. Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

  2. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: Novo livro ganha título e capa no Brasil

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes ganha título e capa no Brasil

  3. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes vai virar filme!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes vai virar filme!

Arquivo de notícias

Promoção: O que você verá em Jogos Vorazes

Continuando o nosso especial de um mês inteiro dedicado a Jogos Vorazes no D13 e na Up! Brasil, chegamos hoje à segunda etapa da nossa primeira promoção, valendo um exemplar dos livros Jogos Vorazes e A Esperança e uma caneca personalizada.

Começamos a discussão na semana passada perguntando por que Jogos Vorazes atrai e cativa tanta gente e depois falando sobre os desafios de adaptar o livro para o cinema. Hoje, falaremos sobre o que esperar dos filme. Vamos lá?

Como fãs de Jogos Vorazes, esperamos que cada vírgula do livro seja transmitida nas telas do cinema assim que o filme começar, contudo, infelizmente, é impossível colocar 397 páginas, no mínimo, 24 horas de leitura, em 144min, e é por isso que o que veremos será uma “adaptação cinematográfica”.

Logo que a nomeação de cada ator e seu respectivo personagem começou a ser anunciada, ficamos sabendo que Madge, filha do Prefeito do Distrito 12 e quem dá o broche de tordo a Katniss antes dos Jogos, não estaria na trama, segundo a produtora do filme, Nina Jacobson, “Se Madge precisa ser jogada fora para garantir que o público que não leu os livros entenda a devoção entre Katniss e Prim, é isso que você faz”.

Os avoxes, inclusive aquela que serve Katniss na Capital, e a equipe de preparação também serão pouco vistos, ambos, apresentados, mas não aprofundados. A Capital será majestosa, uma experiência impressionante, mas não terá equipamentos tão futuristas quanto aqueles em que apenas com o toque de um botão você tem praticamente o que deseja, afinal, para quem não leu os livros, ela também deve aparecer agourenta e ameaçadora de algum modo.

Os ansiosos fãs já puderam conferir várias imagens do filme, tanto em comerciais de TV e trailers quanto nos dois clipes divulgados até então. As chamadas divulgadas na televisão tinham, cada uma, um tema – Evento, Distrito 12, Tributo e Equipe – o qual as cenas divulgadas se referiam. Já foram liberadas duas cenas do filme, a sessão de treinamento individual da Katniss (“Cena do porco”) e o trecho do primeiro diálogo entre Cinna e ela.

O elenco de Jogos Vorazes, que detém total confiança do diretor do filme, Gary Ross, e da autora do livro no qual o filme foi baseado, Suzanne Collins, é representado por nomes como Jennifer Lawrence (Katniss Everdeen), indicada ao Oscar por Inverno da Alma, Josh Hutcherson (Peeta Mellark) de Ponte para Terabítia e Viagem Ao Centro da Terra e Liam Hemsworth (Gale Hawthorne) que participou da adaptação cinematográfica do romance escrito por Nicholas Sparks, A Última Música. Além destes, teremos Elizabeth Banks (Effie Trinket), Lenny Kravitz (Cinna), Donald Sutherland (Presidente Snow), Stanley Tucci (Caesar Flickerman), Woody Harrelson (Haymitch). Todos esses atores darão vida aos personagens de Jogos Vorazes, que chega aos cinemas em 23 de março.

Agora é com vocês! Depois de ter lido este terceiro artigo do especial, participe da promoção respondendo a pergunta abaixo:

Sabemos que adaptações são necessárias para o bom desenvolvimento do filme. Qual seria a grande mudança em relação ao livro que você faria ao levar Jogos Vorazes para o cinema? Por quê?

Para participar é simples: deixe a sua resposta nos comentários abaixo e boa sorte!

8 de março de 2012 às 22:00
17
Comentários
  1. raquel oliva disse:

    Eu mudaria essa parte do final dos jogos( ler para saber a parte especifica):
    “As bestantes perseguiam os três restantes, quando uma delas, de repente, encontra os olhos de katniss. Sua expressão muda: não mais em estado de alerta, não mais caçando suas presas humanas, mas observando, se perguntando o porquê daquilo tudo. Essas mutações genéticas, diferentemente do livro, não só pareciam com os tributos mortos, mas sentiam como eles, sentiam o ódio por aqueles que estavam lá, ainda vivos ocupando seus lugares. Mas apenas ódio? Não foi o pêlo escuro ou a estatura pequena que a entregou, mas os olhos. A ingenuidade e gratidão expressas neles. A bestante Rue se virou contra as outras e se arremessou na frente dos tributos do 12, protegendo-os tempo suficiente para katniss ajudar Peeta a subir no chifre. Depois, ela (a besta),Cato e os outros somem na escuridão. Os rosnados agorentos das bestas e os grunhidos de um mutilado Cato poluem os ouvidos de katniss, mas antes que ela possa silenciá-lo, salvá-lo, alguém o faz. Um canhão sinaliza o fim, um uivo lírico cala os pássaros que imitam facilmente aquela melodia ja conhecida. Melodia que não deveria ter sido cantarolada por um lobo mutante, mas por uma jovem menina, a pequena aliada de katniss, se uma lança não fosse cravada em seu abdômen.
    ‘Obrigada de novo, Rue’ murmura, os olhos cinzentos molhados.” ( desculpa, nao podia fazer apenas um roteiro de cena, sou viciada em escrever)

    Faria essa mudança porque pequenos gestos podem significar muito. Se a mutação com o DNA de Rue pôde se voltar contra a capital, por que seres humanos racionais não poderiam? Além do mais, é como se ela desse seu ultimo adeus, a menininha que levou as minhas lágrimas e de muitos. Eu não sei ao certo o que teria acontecido com a bestante, talvez voltasse a obedecer a capital com uma dose extra de controle mental ou fosse simplismente aniquilada, mas só de eu poder fantasiar que ela poderia fugir milagrosamente daquela arena e viver na floresta como os jabberjays (gaios tagarelas) me dá esperança. E é isso que eu quero, poder imaginar que em algum momento as coisas melhoram. É como se parte da Rue tivesse sobrevivido e algum dia, quem sabe, até surpreenderia katniss em uma de suas caçadas. Poderíamos descontar uma lágrima das muitas que ela precisaria derramar para abafar tantas mortes horríveis e tristesas intermináveis e assim, uma das nossas, leitores apaixonados.

  2. RobsonFT disse:

    Eu tiraria as “Mutações Genéticas”,e deixaria as lutas do Cato mais interessantes e assustadoras,para dar o maior ar de vilão sangue-frio.É isso que eu queria,eu até gostaria que a Rue ficasse viva,mas ia tirar uma das melhores partes do filme,e eu quero ver a Jen cantando.

  3. Guilherme Alves disse:

    Eu mudaria o final não tão drasticamente, para que o filme tivesse aquele ar de “eu li o livro, mas o final me surpreendeu mesmo assim”.

  4. Daniel disse:

    Eu mudaria a cena em que o Tresh mata o Clove e deixa a Katniss livre e colocaria uma luta entre ele e a Katniss, pois assim mostraria quem é o mais forte deles.

  5. Mateus disse:

    Eu não faria uma mudança drástica. Há alguns momentos que realmente seriam desnecessários e podem ser cortados e nesse ponto as alterações já feitas são o suficiente. Mas eu mudaria o fato de Haymitch ter ignorado completamente Peeta durante toda a competição. Os dois estavam se salvando na arena e nenhum dos dois realmente queria ver a morte do outro. E mesmo Katniss tendo como sobreviver sozinha, Haymitch continuou ajudando-a enquanto Peeta estava a beira da morte, tendo que se esconder.

  6. Keyla disse:

    Eu mudaria o destaque da mãe da Katniss. Acho que ela é necessária em algumas partes, deve-se mostrar que ela sofreu com a morte do marido e o porque de Katniss ter tomado o seu papel na Katniss. No livro, ela é pouco citada, acho que enquanto passassem os Jogos, deveria mostra a mãe de Katniss, meio que “acordando pra vida” depois de tanto tempo. Além disso, mostraria a morte do Thresh e do Cato em destaque, e a rivalidade interna que a Katniss tem com o Cato deveria ser realçada.

    Não faria grandes mudanças, mas destacaria alguma coisas a mais.

  7. Keyla disse:

    Ah, esqueci de dizer, mas eu colocaria as câmeras. Katniss quase nunca cita que há câmeras mostrando eles, acho que seria legal se a vezes ela olhasse para alguma câmera e desse um sorriso provocativo ou um olhar mal. Se é um reality de sobrevivência, há câmeras e sangue por perto.

  8. Na minha adaptação para o cinema, eu colocaria mais cenas do Distrito 12 enquanto a Katniss está na arena. Prim e Gale são dois personagens importantes demais para serem lembrados somente no início do livro. Nossos queridos Liam e Willow merecem mais que meras duas ou três cenas, eles merecem uma espécie de história a parte, algo que não faça parte da arena mas que tenha sentido quando acoplado a história. Essa iria ser a minha mudança.

  9. Camila Moura disse:

    Eu mudaria a visão dos Jogos. Em vez de mostrar apenas cenas de Katniss da arena, também dar espaço para outros tributos. Creio que o olhar deveria mostrar como os outros tributos não são vilões, porque estão contra Katniss e sim adolescentes lutando por sobrevivência. É claro que Katniss teria mais destaque, mas mostrando os outros adolescentes, o horror da Capital ficaria mais visível. Também colocaria cenas da Capital vendo as atrocidades dos Jogos. A diversão deles. Colocar cenas de mortes aleatórias da arena é uma boa pedida. Acho que personagens como Cato, Clove, Foxface, Thresh seriam melhor explorados se fossem mostrados mais vezes na arena. Resumindo, eu falaria mais dos tributos e da Capital, mas, é claro, Katniss e Peeta ainda serão os protagonistas, porém, com as mudanças, pelo menos uma parte do público ficaria dividida em quem torcer para ser o vencedor dos Jogos. Por mais que Katniss seja o destaque, haverá alguém que pensará “Cato e Clove têm muita fibra, seria legal se um deles ganhasse”. Ou então “Thresh é forte e precisa do dinheiro para sustentar a família [suposição]”. Talvez pensem que “Foxface é bem esperta, sagaz e independente, merece esse prêmio”. Para quem não leu o livro, seria ótimo. A Capital se divertindo e dando risada dos Jogos deixaria os espectadores que não leram o livro chocados, como eles não se importam e talvez coloque na cabeça de algumas pessoas a pergunta: “Até que ponto podemos chegar?”

  10. Ygor disse:

    Eu mudaria na parte que só a Katniss tem visão no livro, eu colocaria o que estava acontecendo com outros personagens em quanto estava acontecendo determinada situação com a Katniss, essa seria minha grande mudança, colocaria a visão de mais personagens no filme.

  11. raquel oliva disse:

    Ygor e Rosane, muito obrigada!
    Confesso que eu gostaria muito, mas li algumas respostas exelentes e mudanças que o diretor provavelmente fará, o que é bom porque a gente fica naquele gostinho de “quero mais” ne hahha.

    Mas tipo essa coisa da Rue eu fiquei pensando quando li o livro, fiquei tipo ” se esse monstrinho no fundo, no fundo for a rue, nao vai machucar a katniss, nao vai machucar ninguem” sei que foi meio viagem, mas eu adoro a rue e adoro como a katniss continuava lembrando dela nos outros livros em varios momentos, ela nao morreu e ponto. Achei isso lindo.

  12. raquel oliva disse:

    Outra coisa, eu sou maluca. Por que eu botei o meu texto entr aspas? Se eu morasse em Panem iria ser definitivamente no distrito 6 (drogada eu) hahhaah

  13. Débora E. Araújo disse:

    Em “Jogos Vorazes”… Acho que o fim. Sim, nós sabemos que a Capital é drástica, cruel, sanguinária e tudo o mais… E, claro, também sabemos que os tributos carreiristas não são as pessoas mais queridas de Panem, mas foi desesperador ver o cato ser torturado até a morte daquele jeito. Com certeza eu tiraria aquilo do filme. É melhor ele morrer em uma luta com a Katniss, do que um final horrendo como aquele.
    E, claro, colocaria um pouco mais de percepção na Katniss. Para ela PARAR de duvidar TANTO das atitudes do Peeta. Principalmente quando ela joga na cara dele que foi tudo encenação. Sim, eu suavizaria a coisa toda.

  14. Pedro Henrique disse:

    EU FARIA AS SEGUINTES MUDANÇAS: MAIS PARTICIPAÇÃO DA MÃE DA KATNISS E A RUA NÃO MORRERIA, ELA FORJARIA SUA MORTE, E MORARIA NA SELVA ATÉ OS PRÓXIMOS JOGOS VORAZES.

Últimas notícias
18/08/2022 às 12:53

Snow e Lucy Gray observam tordos na primeira foto oficial de “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”

Pouco mais de um mês após o início das filmagens, já temos a primeira imagem oficial de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Clique aqui para visualizar a still em HQ! Na foto, divulgada com exclusividade pela Vanity Fair, Coriolanus Snow (Tom Blyth) e Lucy Gray Baird…

18/08/2022 às 12:46

“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” já tem data de estreia nos cinemas; veja o primeiro teaser

Habemus data para voltar! Conforme anunciado em abril pela Lionsgate, 17 de novembro de 2023 é a data de estreia de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes nos cinemas americanos. A produtora divulgou a novidade na CinemaCon, uma convenção em Las Vegas, através de um teaser com…

28/06/2020 às 13:00

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes entre os livros mais vendidos do Brasil; veja comentários de veículos brasileiros

Lançado no último dia 19, o mais novo volume da série Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, já aparece em 2º lugar em lista semanal da PublishNews de livros mais vendidos do Brasil, sendo o 1º na categoria infantojuvenil. A prequel também está em 1º lugar na…

19/06/2020 às 9:00

Leia o que a imprensa internacional achou de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Chegou a hora! Um ano e dois dias após o anúncio, o livro novo de Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, foi oficialmente publicado no Brasil. Clique aqui para adquirir o seu exemplar! Antes mesmo de sair em terras tupiniquins, a prequel já fez bonito: em apenas…