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[Reportagens] Jogos Vorazes no The Hollywood Reporter

Fevereiro chegou e, com ele, a cobertura completa de Jogos Vorazes na mídia norte-americana. O filme está logo aí e todo mundo quer aproveitar para falar um pouco sobre o fenômeno literário que pode se tornar uma grande franquia também nos cinemas.

A próxima edição do The Hollywood Reporter, conforme postamos mais cedo, trará o elenco principal – Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth – e o diretor de Jogos Vorazes, Gary Ross, na capa e em uma reportagem sobre os bastidores do filme e algumas curiosidades, além de um ensaio fotográfico bem interessante.

O ensaio pode ser visto na nossa galeria, clicando em uma das miniaturas abaixo. Aproveite e veja também o vídeo legendado dos bastidores das fotos. E a tradução na íntegra da reportagem está logo na sequência:

 

Atualizado [3 de fevereiro]: adicionamos à nossa galeria os scans da revista. Clique nas miniaturas abaixo para acessar.

  

9 segredos não contados da grande aposta Jogos Vorazes

Originalmente postado aqui

De orçamentos a salários, ao acidente que mandou a estrela Jennifer Lawrence para o hospital, a nova edição da The Hollywood Reporter traz o diretor Gary Ross e detalhes nunca revelados sobre a fenômeno da cultura pop que se aproxima rápido, nos cinemas em 23 de março.

A primeira de quatro partes da série massivamente popular de Suzanne Collins, Jogos Vorazes, sobre 24 crianças escolhidas aleatoriamente para competirem pela sobrevivência, estreia em 23 de março em mais de 4000 telas pelo país. A recepção do filme pode determinar se as estrelas – Jennifer Lawrence, 21; Josh Hutcherson 19; e Liam Hemsworth, 22 – vão ascender ao estrelato de Kristen Stewart-Robert Pattinson-Taylor Lautner e preencher o vazio que está se abrindo com a aproximação de Crepúsculo de seu último capítulo.

Para a Lionsgate, que tem lutado recentemente nas bilheterias (Sem Saída, Conan o Bárbaro), Jogos é seu primeiro grande teste desde que comprou a Summit Entertainment, o estúdio por trás da franquia Crepúsculo, em janeiro – uma jogada que junta os executivos responsáveis pelo fenômeno jovem mais recente com os que esperam lançar o próximo. O sucesso de Jogos pode impactar no futuro de muitos na Lionsgate, todos ansiosos para clamar o crédito pela adaptação de Collins, agora que a divisão de filmes nomeou Robert Friedman e Patrick Wachsberger para o trabalho.

“Depois do lançamento do trailer em 14 de novembro, tivemos 8 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas,” diz o presidente da Lionsgate Films, Joe Drake. “Fomos os primeiros nos trends do Twitter mundialmente. Desde então, as vendas do livro subiram 7,5 milhões de cópias. Isso nos deu uma enorme confiança.”

O editor executivo da Hollywood Reporter Stephen Galloway recebeu a tarefa de falar com o diretor Gary Ross e o elenco à margem de seu potencial estrelato. O indicado ao Oscar, Ross, e os outros revelaram próximo ao filme muitos detalhes desconhecidos que cercam o esperado filme.

Aqui estão uns dos detalhes nunca antes revelados da história de capa da THR:

1. Jennifer Lawrence levou três dias para dizer sim para o papel de Katniss

Várias atrizes foram consideradas para a protagonista – entre elas Hailee Steinfeld (Bravura Indômita), Shailene Woodley (Os Descendentes) e Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine) – mas Ross nunca achou que tinha a pessoa certa. Então ele conheceu Lawrence, recém-indicada ao Oscar por Inverno da Alma, a lançamento indie de 2012 que a colocou no mapa. Mas Lawrence hesitou, ciente de que isso poderia levá-la de ser respeitada pelos colegas ao centro de um tornado de cultura pop – precisamente o destino de Stewart com Crepúsculo. “Era o meio da noite na Inglaterra, e eu estava na cama quando recebi a ligação,” ela recorda. “E eu estava tão apaixonada pelos livros e pelo roteiro, e de repente estava na minha cara – e o tamanho da decisão era aterrorizante.” Sua mãe ajudou na decisão. “Liguei para minha mãe e ela me chamou de hipócrita, porque quando eu estava fazendo filmes indie e todos me perguntavam porque eu não fazia filmes de estúdio, eu dizia, ‘O tamanho do filme não importa.’ E ela disse, ‘Aqui está um filme que você ama e estava pensando em recusar por causa do tamanho.’ Eu pensei, ‘Não quero perder algo porque estou assustada. Eu estar assustada, não quero que isso me impeça de fazer algo jamais.’ Mas eu sabia lá dentro que eu queria – era só trabalhar meus medos.”

2. Então quanto Lawrence está recebendo?

O salário de Lawrence para o primeiro filme é de modestos 500 mil dólares (cerca da quantia que Stewart recebeu pelo primeiro Crepúsculo), mais “escadas”, bônus baseados na performance do filme.

3. O diretor Gary Ross e a produtora Nina Jacobson tinham competição forte

Escritor indicado ao Oscar por Quero Ser Grande, de 1988, e Dave, de 1993, Ross cresceu em Hollywood, filho de Arthur A. Ross, escritor de Criatura da Lagoa Negra. Ross estava acostumado com uma vida confortável com sua esposa, a produtora Allison Thomas (A Lenda de Desperaux), escrevendo de manhã, trabalhando à tarde e recebendo várias centenas de milhares de dólares por mês como um dos melhores doutores de roteiro de Hollywood. Cada filme que ele dirigira (incluindo Pleasantville, de 1998) tinha saído de sua própria mente; ele nunca tinha precisado competir como diretor à disposição – menos ainda contra Sam Mendes (Beleza Americana) e David Slade (Eclipse), que também babavam pelo trabalho. Ross, recebendo cerca de 3 ou 4 milhões de dólares, lutou bravamente por seu direito de ficar por detrás das câmeras. “Eu não via um material que tocasse a cultura e me comovesse da mesma maneira há muito tempo,” ele explica. “E se você se compromete totalmente, se compromete totalmente.”

Ele não estava sozinho em sua briga por seu direito de criar o mundo de Panem. Jacobson, que produzira filmes como Um Dia e a franquia Diário de Um Banana, obteve os direitos do livro contra uma séria competição do nível de Ridley Scott.

4. Quanto custou o filme

A Lionsgate operou com um orçamento muito, muito apertado. Verdade, estava pagando centenas de milhares a Collins para usar seus livros (e acabará pagando milhões se o filme for um sucesso), mas estava esperando fazer Jogos com 60 milhões – mais do que os 35 milhões que a Summit pagou por Crepúsculo, mas ignorando o fato que o filme necessitava de meses em locações e 1200 tomadas em CGI. Ross escreveu um roteiro que daria ao material o necessário sem custar uma fortuna (o filme acabou custando pouco mais de 90 milhões, reduzidos a 78 milhões depois de subsídios). Ele desenhou de acordo com sua familiaridade com lugares intimidantes como a Praça Tiananmen na China e a forma de arquitetura conhecida como Brutalismo para conceber a Capital – a cidade no centro do bravo novo mundo de Collins, Panem, centenas de anos no futuro.

5. O trio principal está contratado para a franquia inteira

Ross já se comprometeu com a primeira sequência, Em Chamas, que ele espera começar a filmar em setembro a partir do roteiro de Simon Beaufoy (Quem Quer Ser um Milionário?), e as três jovens estrelas já assinaram para a franquia inteira.

6. O acidente de Lawrence quase paralisou as filmagens de Jogos Vorazes

No último dia de sua sexta semana da fase de treinamento, durante o qual ela se tornou especialista no uso de arco e flecha, escalada e saltos, Lawrence bateu em uma parede – literalmente. “Eu tinha que ‘correr para a parede’ 10 vezes, quando você corre para uma parede o mais rápido que puder para conseguir tração,” ele relembra, explicando que seu treinador a fazia correr em direção a uma parede na velocidade máxima para ganhar o impulso necessário para impulsioná-la pra frente. “Eu corri e meu pé não levantou, então acertei a parede com a barriga. Meu treinador achou que eu tinha rompido o baço. Tive que fazer uma tomografia e entrar em um tubo onde eles colocam um líquido ardente no seu corpo.” Felizmente, ela estava em ótima forma por causa de seu filme anterior. “Eu ainda estava musculosa por causa de X-Men: Primeira Classe,” ela diz. “Então a maioria do treinamento era para recuperar os músculos, deixá-los fortes sem esculpi-los. Eu amei o arco e flecha – bem, tenho um relacionamento de amor e ódio com ele.” Com seu treinador segurando sua mão, Lawrence soube que estava bem machucada, mas nada quebrado – e o trabalho continuaria.

7. O cenário de Jogos Vorazes tinha um calor de 37° C e ursos

Havia ursos. Cerca de 300 deles morando na floresta, e surgiam com o menor cheiro de comida. E havia um calor de 37° C e uma chuva que caía diariamente, quase exatamente às 4 da tarde, pelo menos dando a Ross a chance de dar uma pausa à sua equipe. Entre a chuva e a perda de luz cedo por detrás das árvores, “só conseguíamos filmar por quatro ou cinco horas por dia,” ele diz. Mas Jacobson diz que Ross nunca estava nervoso. Hutcherson acrescenta, “Ele estava sempre sorrindo” – mesmo durante os momentos mais difíceis.

8. O elenco de Jogos Vorazes ainda não viu o filme

Os investidores alavancaram as ações da Lionsgate nas semanas desde o acordo com a Summit, em parte porque acham que a combinação dos executivos de Crepúsculo com a base de fãs de Jogos fará magia com sua nova franquia. Mas poucas pessoas – e ninguém do elenco – já viram o filme terminado, apesar de uma campanha mundial de marketing que vai de figuras de ação a esmaltes. Todo mundo, em todos os lugares, está esperando para ver se o filme vale a pena.

9. O irmão de Liam Hemsworth disse a ele para perder peso

“Meu irmão Chris me mandou uma mensagem antes das filmagens e me disse para perder peso. Ele disse, ‘Chama-se Jogos Vorazes, não Jogos da Comida!’”

As Apostas Altas por Trás de Jogos Vorazes

Originalmente postado aqui

O diretor Gary Ross e o elenco no por trás das cenas do drama épico da Lionsgate de $90 milhões que deve trazer os jovens de volta ao cinema, impulsiona Jennifer Lawrence para a estratosfera e lançando outra franquia (dedos cruzados) do tamanho de Crepúsculo.

Em 6 de setembro de 2010, Gary Ross embarcou em um avião de Los Angeles para Nova York, carregando rascunhos e um filme de sete minutos que ele tinha feito com milhares de dólares do seu próprio dinheiro.

Ross estava nervoso: Ele estava prestes a se reunir com a cúpula da Lionsgate e se lançar como diretor de seu projeto de mais alto nível, Jogos Vorazes. Com 53 anos de idade na época, ele não tinha feito um filme desde Alma de Herói sete anos antes, e mesmo tendo sido quatro vezes indicado ao Oscar, ele era um candidato improvável para o que o estúdio independente esperava ser uma grande franquia.

“Você não iria olhar para uma premissa como Jogos Vorazes e cogitar Gary Ross,” ele admite sobre o trabalho, baseado no romance best-seller para jovens adultos de Suzanne Collins estabelecido em uma América futurista onde uma brilhante garota de 16 anos é forçada a participar de um combate como o de gladiadores – matar ou ser morto.

Então, Ross veio preparado. “Eu tinha sete ou oito ideias de artistas conceituais nos rascunhos”, ele recorda, “e entrevistei meus filhos e muitos de seus amigos para ouvir o que eles pensavam sobre o livro.”

Por duas horas, ele expôs sua visão, auxiliado por pilhas de imagens de artistas incluindo Max Beckmann que ele tinha alinhado em torno das paredes e pelo curta-metragem com seus gêmeos adolescentes, Claudia e Jack, explicando por que o livro significou muito para eles.

“Você podia realmente sentir sua paixão”, diz a produtora Nina Jacobson, “e foi canalizada através dos jovens em sua vida.”

Uma semana após o festival de cinema de Toronto, Ross soube que ele tinha o trabalho. Ele sabia que seria um grande trabalho, mas não percebeu o fenômeno que Jogos se tornaria – e quanto o seu filme, o primeiro de quatro filmes planejados, baseados na trilogia de Collins (incluindo as sequências Em Chamas e A Esperança), significou para o estúdio lançá-lo.

O primeiro livro, publicado em 2008, estava apenas começando a ascensão vertiginosa para a lista de best-sellers (com umas 23,5 milhões de cópias da trilogia vendidas no fim de janeiro). Não tinha havido nenhum caso parecido no incandescente gênero jovem-adulto desde Crepúsculo de Stephenie Meyer. Ao contrário de seus romances, os livros Jogos Vorazes atraem o sexo masculino bem como os leitores do sexo feminino, aumentando ainda mais o potencial para um campeão de bilheteria, série de quatro quadrantes – o que pode trazer de volta o público jovem que estivera fugindo em massa dos cinemas.

“Depois do lançamento do trailer em 14 de novembro, tivemos 8 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas”, diz Joe Drake, presidente da Lionsgate Films. “Fomos o número 1 nos trends do Twitter no planeta. Desde então, a venda dos livros saltou 7,5 milhões de cópias. Esse tipo de dados nos dá uma enorme confiança.”

Hollywood está esperando o Jogos Vorazes censura PG-13 para ser o filme dominante da primavera quando for lançado em 23 de março em mais de 4.000 telas. Sua recepção pode determinar se suas estrelas – Jennifer Lawrence, 21, Josh Hutcherson, 19, e Liam Hemsworth, 22 – ascenderão ao estrelato de Stewart-Pattinson-Lautner e preencherão a lacuna enquanto Crepúsculo vai em direção a seu capítulo final.

Para a Lionsgate, que tem lutado recentemente nas bilheterias, Jogos é o seu primeiro grande teste desde que adquiriu a Summit Entertainment, o estúdio por trás de Crepúsculo, em janeiro – um movimento que une executivos responsáveis pelo fenômeno juvenil mais recente com aqueles que esperam lançar o próximo. O sucesso de Jogos pode afetar o futuro de muitos da Lionsgate, todos ansiosos para reivindicar o crédito pela adaptação de Collins, agora que Rob Friedman e Patrick Wachsberger da Summit foram escolhidos para comandar a divisão de filmes.

Jennifer Lawrence: Uma nova super estrela

Originalmente postado aqui

Jennifer Lawrence procurou sua mãe, que dirige um acampamento de verão, para conselhos sobre interpretar ou não Katniss Everdeen

The Hollywood repórter: Você hesitou quando ofereceram o papel. O que finalmente a fez dizer sim?
Jennifer Lawrence: Eu liguei para minha mãe, e ela me chamou de hipócrita porque quando eu estava fazendo filmes independentes e todo mundo perguntava por que eu não fazia filmes de estúdios, eu dizia, “o tamanho do filme não importa.” E ela disse, “esse é um filme que você ama, e você está pensando em recusar por causa do tamanho dele.” Eu pensei: “Eu não quero perder isso porque estou com medo. Estar com medo, eu nunca quis que isso me impedisse de fazer alguma coisa.” Mas eu sabia de coração que eu queria – eu precisava extravasar meus medos.

Como você se preparou?
Eu treinei muita corrida porque é tudo o que ela faz – corrida de atletismo e livre – e combate corpo a corpo e ioga. Nós treinamos para sermos capazes de fazer toda a ação no filme, e as que não funcionavam, meu dublê de ação fazia. Eu treinei por cerca de quatro horas por dia. Tentar descobrir como o corpo da Katniss deveria parecer foi muita pressão. E foi estressante porque eu não queria decepcionar ninguém – há muita pressão para colocar seu corpo em algum em que uma franquia inteira é baseado.

Você passou tempo com a autora Suzanne Collins?
Eu a conheci no set, e nós também tivemos muitas conversas longas enquanto eu ainda estava na Inglaterra (visitando amigos). Quando nos conhecemos, eu a perguntei como ela teve a ideia para o livro. Ela disse que estava assistindo TV, intercalando entre reality show e a guerra no Iraque, indo e voltando, e criou o conceito.

Quanto sua vida mudou, comparada a um ano atrás?
Não mudou muito, estou feliz em dizer. Tenho minha família, meus amigos, meuu cachorro – ele é um yorkie, mas foi levado pelos meus pais porque eles acabaram de perder o cachorro – e estou deixando o país um pouco. Mas não mudei minha vida pessoal.

1 de fevereiro de 2012 às 23:09
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Comentários
  1. Larissa disse:

    Estou achando tão legal a forma como eles estão envolvidos com o filme! Uma coisa que estranhei é que o Simon Beaufoy provavelmente vai escrever o roteiro de Em Chamas… tudo bem que o filme do cara ganhou (sei lá quantos) o oscar e tal, mas a visão que o primeiro roteirista tem é fundamental à continuação e até melhor… minha opinião.
    Enfim, o negócio é confiar e rezar para ser fiel ao livro, né?

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