Distrito 13

Destaques

  1. Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

  2. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: Novo livro ganha título e capa no Brasil

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes ganha título e capa no Brasil

  3. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes vai virar filme!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes vai virar filme!

Arquivo de notícias

1984 e Jogos Vorazes

Atenção: o texto a seguir contém spoilers de A Esperança.

1984. O livro se passa em uma época que, para nós, há muito já se foi, mas que na data de sua publicação (1949) ainda se tratava de um futuro longínquo. George Orwell com sua obra criou um futuro distópico para nosso mundo e, como quase todo livro desse tema, retrata uma possibilidade de futuro que pode não estar tão longe de se tornar realidade.

O protagonista, Winston é um homem silenciosamente revoltado com as condições políticas de seu país. No decorrer da história seu ódio pelo Partido vai se aflorando, de forma que fique cada vez mais difícil esconder suas verdadeiras opiniões a respeito de toda a situação.

O clássico de Orwell retrata um mundo onde praticamente não existe liberdade. Cada movimento é vigiado pelas Teletelas, que são espécies de televisão que não só podem transmitir como também recolhem imagens do que estiver à sua frente.

O Partido, ou, O Grande Irmão controlam tudo. E Winston percebe que não importa o que faça, o Partido tem suas formas de descobrir a verdade. Winston não pode escapar do Partido, mas não consegue entender as motivações da forma do mesmo agir.

O livro traz uma grande reflexão sobre as motivações da guerra, sobre as formas do governo impor controle à população e sobre como a mente humana pode ser influenciável pela mídia.

1984 traz uma excelente mensagem do que nós não queremos nos tornar, e do quão perigoso um regime totalitarista pode vir à ser. Temos exemplos em nosso mundo de governantes como Hitler, Stalin e Mussolini que não economizaram em tirania e mostraram à todo o mundo como o poder concentrado nas mãos das pessoas erradas podem ser devastadores à população.

George Orwell com seu livro fez uma crítica clara à esses tipos de governantes, alguns dos quais certamente foram inspiração para sua obra.

Suzanne Collins já declarou ser, esta obra, uma de suas inspirações para escrever Jogos Vorazes. O mundo distópico de Collins se assemelha em diversos aspectos ao mundo de Orwell. Não podemos negar que a forma de governo de Presidente Snow se trata claramente de um regime totalitarista, assim como o do Grande Irmão. Snow impõe seu poder não se importando com as massas da população.

Em 1984, o Partido acredita que a melhor forma de controlar a população é através da imposição do medo. No surgimento de qualquer motivo mesmo que minúsculo que indicie alguém contra o partido, essa pessoa desaparece, deixa de existir. O grande número de desaparecimento das pessoas inflige medo à população e decorrente obediência ao Partido. Em Jogos Vorazes, um conceito parecido é aplicado com os próprios Jogos, além é claro da imposição de poder infligida pelos Pacificadores nos distritos mais severos.

Outro aspecto que não posso deixar de citar é a manipulação da população pela mídia. Em 1984 a população é obrigada à aceitar quaisquer informações que a mídia transmita. Como a mesma é controlada pelo governo, as notícias divulgadas passam à servir aos seus propósitos e acabam não retratando a verdadeira realidade da situação. Utilizando a mídia, o governo pode manipular a população, instigá-la contra seus inimigos, passar informações errôneas à respeito do progresso da civilização e ninguém pode contestar a veracidade dos fatos, mas sim apenas supor que estão corretos e acreditar neles.

Em Jogos Vorazes, mais especificamente em A Esperança, Presidente Coin e Presidente Snow travam uma guerra televisiva, onde cada um tenta instigar a população à lutar pelo seu lado. Exemplos da manipulação podem ser vistos quando Katniss é obrigada à filmar cenas falsas para que o Distrito 13 utilize em seu favor.

Outro pequeno trecho que não pude deixar de notar foi a referência ao “Tordo” e á “música”. Em uma pequena cena, Winston, o protagonista de 1984 repara na cantoria de uma senhora e em seguida de um tordo. O personagem assimila à arte de cantar apenas aos seres que são livres para fazerem o que querem. Dessa forma assimilando o Tordo à liberdade, pode parecer impressão minha, mas creio que pode possivelmente vir daí a inspiração do tradutor para escolher o nome Tordo para Mockingjay.

20 de janeiro de 2012 às 21:00
4
Comentários
  1. Dony disse:

    Ótimo texto!

  2. Laura disse:

    Acho que preciso ler 1984! rs

  3. Bianca disse:

    Texto maravilhoso!

  4. Natália disse:

    Distrito 13, impecável como sempre.

Últimas notícias
18/08/2022 às 12:53

Snow e Lucy Gray observam tordos na primeira foto oficial de “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”

Pouco mais de um mês após o início das filmagens, já temos a primeira imagem oficial de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Clique aqui para visualizar a still em HQ! Na foto, divulgada com exclusividade pela Vanity Fair, Coriolanus Snow (Tom Blyth) e Lucy Gray Baird…

18/08/2022 às 12:46

“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” já tem data de estreia nos cinemas; veja o primeiro teaser

Habemus data para voltar! Conforme anunciado em abril pela Lionsgate, 17 de novembro de 2023 é a data de estreia de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes nos cinemas americanos. A produtora divulgou a novidade na CinemaCon, uma convenção em Las Vegas, através de um teaser com…

28/06/2020 às 13:00

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes entre os livros mais vendidos do Brasil; veja comentários de veículos brasileiros

Lançado no último dia 19, o mais novo volume da série Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, já aparece em 2º lugar em lista semanal da PublishNews de livros mais vendidos do Brasil, sendo o 1º na categoria infantojuvenil. A prequel também está em 1º lugar na…

19/06/2020 às 9:00

Leia o que a imprensa internacional achou de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Chegou a hora! Um ano e dois dias após o anúncio, o livro novo de Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, foi oficialmente publicado no Brasil. Clique aqui para adquirir o seu exemplar! Antes mesmo de sair em terras tupiniquins, a prequel já fez bonito: em apenas…