Distrito 13

Destaques

  1. Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

  2. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: Novo livro ganha título e capa no Brasil

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes ganha título e capa no Brasil

  3. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes vai virar filme!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes vai virar filme!

Arquivo de notícias

TOP13: finais alternativos para “A Esperança”

Ao terminar um livro, é comum encontrar leitores que se questionam sobre os acontecimentos finais da obra. E se tal personagem não tivesse feito determinada ação? E se o casal principal não tivesse ficado junto? Não seria legal se o protagonista tivesse feito algo diferente?

Pois com Jogos Vorazes não é diferente. Com certeza muitos de vocês já devem ter se perguntado como poderia ter sido o final da série, e nós do D13 também. Para o TOP13 de março, então, escolhemos 13 finais pensados por nós mesmos, apresentando a vocês o TOP13: Finais Alternativos para a A Esperança.

Aproveitamos para agradecer o leitor Vinícius Ruy Oliveira por nos ter dado a dica para esta lista mensal. Se você também quiser nos mandar alguma ideia, entre em contato pelo e-mail contato@distrito13.com.br com o assunto Ideia para TOP13.

E não deixe de comentar qual seria o seu final para A Esperança!

ATENÇÃO: aqui terá spoilers dos finais de Sherlock (série da BBC com 3 temporadas completas), Crepúsculo, Harry Potter, 1984, Convergente (último volume da trilogia Divergente) e A Esperança!

13. Final à Crepúsculo

Como no filme Amanhecer – Parte 2, em que parte da ação é toda uma possibilidade, Katniss, já demonstrando sérias sequelas pós-Jogos, imaginaria todos os acontecimentos de A Esperança, o que explicaria as mortes do livro e o epílogo melancólico. No entanto, muito provavelmente, o final desagradaria boa parte do fandom e muitos talvez não gostassem dos livros como gostam hoje. E isso significa que não haveria filmes a serem produzidos.

12.Final à Harry Potter

Em Harry Potter, o protagonista consegue sobreviver a sete livros sem matar ninguém. Originalmente essa era a intenção de Katniss nos Jogos, mas sua realidade não permite, já que apenas um pode sobreviver na arena. A história acabaria muito mais rápido se ela não matasse ninguém porque provavelmente seria morta antes, mas se ainda assim Katniss sobrevivesse e a série terminasse como a de J.K. Rowling, a protagonista assistiria à morte de Snow e teria um grande confronto com Coin, que morreria por conta própria, atingida por sua própria arma.

11. Final à 1984

O livro de George Orwell 1984 é grande inspiração para autores que buscam escrever romances distópicos, incluindo Suzanne Collins. No clássico, o protagonista sofre uma lavagem cerebral em que perde toda sua identidade e acaba aceitando os ideais do Grande Irmão (o incidente lembra algum personagem que costumava trabalhar em uma padaria?). Pois se A Esperança tivesse seguido a mesma linha, muito provavelmente veríamos Katniss e Snow andando de mãos dadas pela Capital após a revolução nos distritos ser contida.

10. Final à Divergente

Este final esteve bem próximo da realidade desde o primeiro livro da série. Neste a protagonista Katniss morreria. Certamente seria doloroso para muitos leitores ou até mesmo revoltante. Porém, ele faria sentido, especialmente se a morte dela acontecesse de maneira a proteger uma das pessoas que ela amasse. É provável, contudo, por se tratar de Jogos Vorazes, que a morte não ocorresse de forma tão heroica, mas “acidental”, como na explosão das bombas em frente a casa do Snow. Neste caso, as outras personagens, como Peeta e Gale, acabariam por assumir o papel de principais e, provavelmente, seriam os responsáveis por vingança.

09. Final à Sherlock

No fim de A Esperança, Katniss percebe que para acabar com a ameaça de um novo governo tirânico a única saída era matar a Presidente Coin e não Snow. Mas e se fosse tudo uma armação? Neste final, Coin perceberia a intenção da protagonista antes e fingiria sua própria morte com a ajuda de seus comandados. Ela passaria um tempo fora de circulação até organizar um golpe maior e faria sua volta triunfal assumindo o poder e dando ainda mais trabalho para Katniss, que talvez precisasse de mais um ou dois livros para livrar Panem do perigo.

08. Katniss fica louca e sozinha

Neste final, depois de todo o sofrimento que a garota sofreu após suas duas participações nos Jogos Vorazes, a luta contra a Capital, a lavagem cerebral de Peeta, a perda da irmã e (ufa!) a morte de Snow e Coin, Katniss enlouqueceria. Seu pensamento deixaria de ser racional, ela não falaria mais coisas com sentido, assim como suas ações passariam a ser questionadas por todos. Desta maneira, a protagonista acabaria se afastando de todas as pessoas que ainda gostavam dela, inclusive Peeta. É provável que ela acabasse ficando sozinha em um lugar como a floresta próxima do D12.

07. Prim sobrevive

Certamente este é um final que a maioria gostaria que tivesse acontecido. Em nosso final alternativo, Prim percebe algo errado nos momentos que antecipam as primeiras bombas e consegue sair do local, permanecendo sã e salva. Se isso tivesse acontecido, outras coisas teriam se modificado, como a motivação da Katniss para matar Coin.

06. Katniss mata Gale

Este final mostraria Katniss perdendo totalmente o controle depois do que havia acontecido com sua irmã. Talvez, ao invés de matar Coin, ela descontaria toda sua raiva em Gale, o possível responsável não pela ação das bombas, mas por elas existirem. O fato de os dois terem sido grandes amigos no passado não contaria no momento em que a protagonista agisse. Depois da morte do rapaz, talvez, ela entrasse em colapso com a morte do amigo e da irmã.

05. Peeta é morto

Peeta, neste final alternativo, será morto pela Capital. Isso poderia acontecer tanto enquanto ele era feito prisioneiro, o que aumentaria ainda mais a raiva que Katniss sentia de Snow durante o período preparatório a invasão, quanto no momento da invasão em si, o que iria causar o mesmo efeito sobre a protagonista. Após esse acontecimento trágico, e até mesmo a morte da irmã, a jovem, provavelmente, entraria em depressão e muito dificilmente encontraria conforto nas pessoas próximas a ela.

04. Haymitch se torna presidente

Panem não tem muita sorte com presidentes: Snow estabeleceu uma tirania e Coin estava preparada para outra. Mas se existe alguém que entende bem os estragos que esse tipo de governo causa, é Haymitch. Conhecido por ser o mentor da Garota em Chamas, ele seria eleito pela população para guiar o país tão bem quanto guiou seus dois tributos nas duas edições dos Jogos. O problema é que a alimentação de Panem sofreria com isso, já que a agricultura do Distrito 11 provavelmente seria voltada para um único produto: cana.

03. Katniss morre na arena

Levando em conta tudo o que a protagonista passou, muitos já teriam morrido logo na Cornucópia. Katniss, no entanto, talvez sobrevivesse um ou dois dias escondida, até que os Idealizadores a mandassem num combate direto com os Carreiristas e, decorrente de seu despreparo físico, acabaria morrendo na 74ª arena dos Jogos Vorazes. Neste final, não haveria Em Chamas nem A Esperança. Aliás, não haveria praticamente nada, porém duvidamos muito que Suzanne Collins não tenha cogitado a ideia.

02. Final sem fim

Lembram-se de como acaba Em Chamas, com uma bomba em que ninguém acredita e só sabe que precisa ler logo a continuação? Pois é. E se A Esperança acabasse da mesma maneira? A história ficaria sem resolução, terminando talvez com a chegada de Peeta ao Distrito 13 ou a morte de Prim, e devido à provável reação negativa dos fãs, Suzanne Collins abandonaria a série por não conseguir agradar a todos.

01. Final feliz!

Bom, supondo que no último livro da trilogia ocorresse um final feliz, isso traria muita satisfação para os fãs que se importam apenas com o destino dos personagens. Contudo, é certo que um final feliz não caberia bem à história, visto que, desde o primeiro livro, a crítica à nossa sociedade e aos governos autoritários faz-se presente e, em A Esperança, é escancarada. Um final feliz é uma possibilidade, sim, mas qual seria a moral da série se víssemos Snow derrotado como um mero vilão e a nossa heroína como um verdadeiro símbolo nacional?

13 de março de 2014 às 21:00
24
Comentários
  1. Guilherme S. Esparza disse:

    Gostei dessas sugestões de treze finais em A Esperança,pudesse haver um 14º em que:
    O Distrito 13 se torna a Nova Capital.

    O Distrito 13 joga suas bombas atômicas na Capital durante as rebeliões,e após a Capital ser diluída em cinzas,O Distrito 13 se torna a Nova Capital.Todos da Capital morrem.E toda a nação de Panem é reestaurada,Katniss tem um final feliz com Peeta.

  2. Bia disse:

    Nossa! Quem desenvolveu estas teorias está de parabéns! Muita gente não gosta do livro Esperança (eu sou uma!) mas analisando a maior parte dos finais alternativos devo reconhecer que não consigo pensar em um melhor.

  3. Cassia disse:

    Alguns finais até que são dignos, mas mesmo não tendo ficado tão feliz com o fim de a esperança, gostaria de algo mais feliz para katniss, o final original é o melhor de todos!

  4. Pamela disse:

    Gostei demais dos finais alternativos 🙂 Mas nao consigo pensar em um final melhor que o original. Suzanne foi realista ao escrever o fim do livro e foi isso que o fez tao especial durante toda a saga sem purpurina e coisinhas forçadas.
    D13 adooro vcs 😉

  5. Juliana Costa disse:

    Nem sou fã de Divergente, e quando terminei de ler Convergente com aquele final quase chorei. Se Katniss morresse tambem nao ia me recuperar nunca ! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Vanessa disse:

    Amei o livro a única coisa que eu mudaria se pudesse é que mataria o Gale no lugar do Finick.

    • Silvia disse:

      Não gosto da alternativa de Gale morto, nem pelas mãos de Katniss, nem por qualquer outro. Nunca fui admiradora dele, mas muitos defenderiam que a protagonista só ficou com Peeta por falta de opção! Acho que Suzanne Collins pensou nisso ao escrever o final da saga: mantendo ambos vivos, Katniss teve que fazer uma escolha. Final perfeito!

  7. alexsandra disse:

    Interessante os finais alternativos. Mas nao consigo pensar em um melhor que o original. Suzanne foi muito realista mostrando q numa guerra pode acontecer coisas inesperadas e o efeito que causam. O livro foi feito para refletirmos do primeiro ao ultimo.

  8. Peeta Mellark disse:

    1 E se Katniss tivesse matado Gale, mas neste contexto: eles haviam combinado que, antes que um fosse levado pela capital, o outro o mataria. E se Katniss tivesse atirado no momento em que Gale foi levado, pouco antes das bombas nos pára-quedas? Ela teria cumprido o combinado, mas a que preço? Se arrependeria, ao ver que logo em seguida a Capital caiu.
    2 E se Snow estivesse mentindo quanto à morte de Prim?? E se tivesse sido ele mesmo que decidiu explodir as crianças só para virar Katniss contra Coin?
    3 E se Katniss tivesse ficado com Gale? Peeta teria morrido ou sumido e Katniss acabou ficando com Gale… (Eu particularmente sempre desejei Katniss com Peeta, mas em vários momentos achei que isso não aconteceria!)

  9. João disse:

    O 8 era uma possibilidade quando estava lendo esse último livro. Katniss ficou muda, entorpecida com a morte da irmã, eu achava que ela acabaria solitária e louca. Nem cogitava ela com Peeta ou qualquer cara até as páginas finais.

  10. bruno disse:

    eu sou o único que sempre imaginou e quis Haymitch e Effie juntos no final?

  11. Silvia disse:

    Ouvi uma resenha no Youtube em que a pessoa criticava tantas mortes e o final “felizinho” demais!
    Felizinho???
    Com tantas mortes, o que tem de felizinho nisso?
    Ou seja, Panen estava em guerra e numa guerra pessoas morrem!!… E nem sempre só as ruins… Os mocinhos também…
    Quanto ao final feliz demais, juro que não entendi o que ela quis dizer…
    Katniss foi julgada e condenada ao confinamento no Distrito 12. Ou seja, ela foi banida da Capital e dos demais distritos. É como uma prisão, só que com limites para ir e vir um pouco maiores do que as prisões convencionais… Mas ela não deixa de ter sua liberdade cerceada. É confinamento! É prisão do mesmo jeito!
    Peeta, por sua vez não foi condenado. Ele retornou ao Distrito 12 por opção! Para estar com Katniss. Para protegê-la exatamente como fez ao voluntariar-se no Massacre Quaternário.
    O livro é todo narrado em primeira pessoa e por isso não temos as verdadeiras intenções de Peeta narradas na estória que Katniss nos conta.
    Mas não é difícil percebê-las… Ele é um homem livre! Não tem mais família no 12, e poderia viver em qualquer distrito menos paupérrimo…. Ele está curado do telessequestro e poderia se dar muito bem na Capital, em algum cargo de muita expressão, já que é infinitamente bem articulado!!!!
    Mas não! Ele escolheu retornar ao 12 para estar com Katniss… Para ajudá-la a superar… O que há de “felizinho” nisso??
    É um final FELIZ e ponto!
    E no epílogo do livro, vemos que essa felicidade demorou 15 anos para se completar! 15 anos para decidir dar-se o direito de ser chamada de mãe!! Isso é muito tempo! É muito stress pré traumático para dar conta!
    Sinceramente, não vi felicidade exagerada nisso! O que há de exagero em construir uma família?
    Katniss e Peeta!! Juntos!! Cada qual a sua maneira, um protegendo o outro!
    Final feliz. Ponto. Amei!

    • Yuri Lucas disse:

      Concordo plenamente contigo,foi o final ideal para história e não teve nada de felizinho, afinal ela mesma fala que os pesadelos continuam e nunca vão passar!

    • Vanessa disse:

      Silvia, também não concordo de forma nenhuma com “felizinho”.
      Eles seguiram em frente e se permitiram, o que todo ser humano faz.
      E se notar bem o final nenhum dos dois se livrou do trauma, eles apenas amenizaram constituindo uma família. É bem clara a colocação da autora de que Katniss tem seus medos inseperados, que Peeta ainda tem sequelas do veneno (Katniss descreve ele segurando a cadeira com força) e também é narrado a insegurança da reação dos filhos quando eles forem contar toda a história.
      Acho a autora muito inteligente e muito pobre de espírito quem lê e não consegue ver a essencia das coisas.

  12. Mariie disse:

    Eu não me incomodei com o fim em si. Me incomodei com a ausência de um fim descente para todo mundo. Gale, Johanna, Haymitch, Effie… Todo mundo. Katniss e Peeta não são os únicos personagens da trilogia, uai!

    • Maria disse:

      Mariie, Gale está no Distrito 2, com um bom emprego, provavelmente beijando outra boca, como a própria Katniss deduziu. E que ele fique quietinho por lá. Era o coadjuvante do coadjuvante.
      Haymitch está no 12, fazendo o que sempre quis: bebendo, sem ninguém para controlá-lo. Finalmente, ele desceu daquele trem ao qual esteve preso por mais de 25 anos!
      Johanna deve ter voltado para a casa e se viciado em morfináceos, já que nunca conseguiu se recuperar das torturas da Capital!
      Effie é que é realmente a incógnita. Não por ausência de um fim descente para ela, mas sim pela ausência dela em todo o livro A Esperança. No meio do livro, já achava que ela tivesse morrido junto cm a equipe de preparação do Peeta. Descobri-la viva, já foi um final espetacular!!!

  13. Alana disse:

    Eu concordo com você Mariie, mas a história é contada pela Katiniss e vamos lá, ela ficou pertubada… Soube do bebê da Annie porq recebeu uma foto, soube do Gale pela Greasy Sae e sabia da mãe graças ao Haymitch. Ela nem estava preocupada em viver, então da pra entender a falta de informações rs mas podia ter uma explicação a mais sobre todo o pessoal

  14. Lucas disse:

    Eu acho que o final seria melhor se Preta morresse na guerra e Katniss ficasse com Gale, e eles voltassem para o D12, e no Epílogo estivesse Katniss e Gale com seus filhos passando a tarde na floresta, caçando e comendo amoras, como era nos velhos tempos.

  15. Dani disse:

    Final perfeito, não há outro melhor. So um detalhe me deixou com raiva da Katniss: ela so falou, com palavras, que o amava no final. Peeta duvidou que era amado o tempo todo. Ela tinha que ser honesta com os próprios sentimentos em relação ao Peeta, na frente do Gale. Ele ficaria de coração partido, mais no final seriam somente como irmãos. Sem essa de pensar, naquilo que nunca foi, no que poderia ter sido.

  16. mariana disse:

    tive que ler a esperança varias vezes para poder entender o sentido da historia,suzanne collins é diva !!!mas fiquei triste de não ter mais informações dos outros personagens ,e muita raiva da mãe da katniss por ter abandonado ela novamente.

  17. Dani disse:

    Algumas perguntas ficaram sem respostas:
    O que aconteceu com a pérola que estava no bolso da Katniss?
    Como o Peeta se queimou?
    A partir de que ponto da história o distrito 13 começou a manipular os acontecimentos?
    Para as 2 primeiras questões já inventei algumas cenas, porque elas estavam me incomodando bastante, mais a terceira não tem como saber e não é leg

  18. Dani disse:

    Algumas perguntas ficaram sem respostas:
    O que aconteceu com a pérola que estava no bolso da Katniss?
    Como o Peeta se queimou?
    A partir de que ponto da história o distrito 13 começou a manipular os acontecimentos?
    Para as 2 primeiras questões já inventei algumas cenas, porque elas estavam me incomodando bastante, mais a terceira não tem como saber e não é legal pensar no momento em que outro monstro começou a brincar com a vida dela.
    Não gosto do jeito que ela se apoia na raiva dentro dela pra suportar o sofrimento, endurecendo com as pessoas que ama e culpando-as por aquilo que não são capazes de controlar ou de suportar. Por isso não fiquei com raiva da mãe dela. Eu tenho essa tendência defeituosa. Katniss deve ter ficado magoada mais entendido ela.

Últimas notícias
18/08/2022 às 12:53

Snow e Lucy Gray observam tordos na primeira foto oficial de “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”

Pouco mais de um mês após o início das filmagens, já temos a primeira imagem oficial de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Clique aqui para visualizar a still em HQ! Na foto, divulgada com exclusividade pela Vanity Fair, Coriolanus Snow (Tom Blyth) e Lucy Gray Baird…

18/08/2022 às 12:46

“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” já tem data de estreia nos cinemas; veja o primeiro teaser

Habemus data para voltar! Conforme anunciado em abril pela Lionsgate, 17 de novembro de 2023 é a data de estreia de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes nos cinemas americanos. A produtora divulgou a novidade na CinemaCon, uma convenção em Las Vegas, através de um teaser com…

28/06/2020 às 13:00

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes entre os livros mais vendidos do Brasil; veja comentários de veículos brasileiros

Lançado no último dia 19, o mais novo volume da série Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, já aparece em 2º lugar em lista semanal da PublishNews de livros mais vendidos do Brasil, sendo o 1º na categoria infantojuvenil. A prequel também está em 1º lugar na…

19/06/2020 às 9:00

Leia o que a imprensa internacional achou de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Chegou a hora! Um ano e dois dias após o anúncio, o livro novo de Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, foi oficialmente publicado no Brasil. Clique aqui para adquirir o seu exemplar! Antes mesmo de sair em terras tupiniquins, a prequel já fez bonito: em apenas…