Distrito 13

Destaques

  1. A Esperança: Parte 1 - Veja o trailer final do filme

    Esperança: Parte 1

    Saiu o trailer final do filme! Assista agora!

  2. A Esperança: Parte 1 - Veja as fotos oficiais do filme

    A Esperança

    Além do trailer final, foram liberadas várias fotos novas de A Esperança: Parte 1. Veja todas na galeria do D13!

  3. Philip Seymour Hoffman, o intérprete de Plutarch Heavensbee nos filmes de Jogos Vorazes, foi encontrado morto em seu apartamento no domingo, 2 de fevereiro.

    A Esperança

    Conheça o aplicativo oficial de A Esperança: Parte 1.

  4. Curta o Distrito 13 no Facebook!

    Facebook

    Curta e acompanhe as atualizações do Distrito 13 também no Facebook!

Conteúdo

Finnick Odair

finnick_odair

Biografia

Finnick Odair é o campeão do Distrito 4 e “uma lenda viva em Panem”. Carreirista do Distrito 4, cuja atividade econômica é a pesca, ganhou a 65ª edição dos Jogos Vorazes com 14 anos. Por conta de sua beleza, o tributo conseguiu como dádiva dos patrocinadores dos Jogos Vorazes um tridente, “uma extensão natural e mortífera de seu braço”. Com isso, praticamente sem chance para os outros tributos, teceu com folhas de trepadeiras uma rede, usada para prender seus oponentes e matá-los, “em questão de dias, a coroa era dele”.

Desde então, Finnick foi o mentor dos tributos do Distrito 4. Na 70ª edição dos Jogos Vorazes, conhece Annie, sua futura esposa e também com a qual teria um único filho. Entretanto, no Terceiro Massacre Quaternário (ou na 75ª edição dos Jogos Vorazes), Finnick voluntaria-se na Colheita por Annie, agora com as sequelas da vida de campeã pós-Jogos, e vai para arena ao lado de sua ex-mentora, Mags.

É aí, então, que Finnick conhece os protagonistas Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos encontros durante o Desfile de Tributos, onde a roupa do personagem consistia em apenas um nó de rede localizado estrategicamente na virilha, e no Centro de Treinamentos, onde tenta aproximar-se de Katniss. Na arena acaba aliando-se a Katniss e Peeta e é cúmplice do plano rebelde encabeçado pelo Distrito 13 e por Plutarch Heavensbee.

Hospedado no Distrito 13, Finnick chega perto da loucura ao saber que Annie é feita de refém pela Capital, apenas encontrando paz no hábito de fazer nós com uma corda e partilhando suas angústias com Katniss, quem também sofre com Peeta, prisioneiro na Capital.

Enquanto um time de resgate vai à Capital resgatar os reféns, Finnick revela seus próprios segredos e os do Presidente Snow. Quanto aos seus segredos, confessa que a Capital esperou que tivesse 18 anos para que pudesse usá-lo como um escravo sexual como parte da consequência de ser um vitorioso “considerado desejável” do pós-Jogos. Logo após o resgate dos reféns da Capital, Finnick e Annie se casam e têm um filho.

Como parte dos planos do Distrito 13, Finnick parte com o Esquadrão 451 para a Capital a fim de gravar algumas cenas para as pontoprops a serem transmitidas por Panem. Contudo, com a fuga do grupo e com o encontro com os lagartos-bestantes nos túneis subterrâneos da Capital, o personagem resiste aos ataques das aberrações até ser decapitado por uma delas.

Características físicas:

Finnick Odair é descrito nos livros da série Jogos Vorazes como “o cara boa-pinta e bronzeado do Distrito 4” com “famosos olhos verde da cor do mar”. Além disso, seu corpo é “alto, atlético, com a pele dourada e o cabelo cor de bronze”.

Quotes:

Em Chamas:

  • “— Quer um torrão de açúcar? – (…) – É para os cavalos, na realidade, mas quem se importa? Eles podem comer açúcar anos e anos ao passo que eu e você… bom, se a gente encontra alguma coisa doce pela frente é melhor agarrar com rapidez.” – “Em Chamas”, capítulo 15, página 222.
  • “— Ah, eu não lido com uma coisa comum como dinheiro há anos.
  • “— Então, como é que elas pagam pelo prazer da sua companhia?
    “— Com segredos. – diz ele suavemente. (…) – E você, garota em chamas? Tem algum segredo que valha meu tempo?” – “Em Chamas”, capítulo 15, página 224.
  • “— Que sorte sermos aliados, não é mesmo?” – “Em Chamas”, capítulo19, página 286.
  • “— Bom, não posso deixar Mags para trás – diz Finnick. – Ela é uma das poucas pessoas que realmente gostam de mim.” – “Em Chamas”, capítulo 19, página 290.
  • “— Coitado do Finnick, por acaso, essa é a primeira vez na vida que você não está com a aparência bonitinha? – digo.
    “— Deve ser. A sensação é completamente nova. Como foi que você conseguiu lidar com isso todos esses anos? – pergunta ele.” – “Em Chamas”, capítulo 22, página 334.

A Esperança:

  • “— Ou eles vão querer te matar, ou te beijar, ou ser você.” – “A Esperança”, capítulo 5, página 82.
  • “— Quer um cubinho de açúcar? – pergunta ele com sua antiga voz sedutora. Foi assim que nos conhecemos, com Finnick me oferecendo açúcar. (…)” – “A Esperança”, capítulo 11, página 173.
  • “— Você se apaixonou de cara pela Annie, Finnick? – pergunto.
    “— Não. – Um longo tempo decorre antes dele acrescentar: — Ela foi me cercando aos poucos.” – “A Esperança”, capítulo 12, página 191.
  • “— Seja legal com ela, Finnick. Ou pode ser que eu tente tirá-la de você. – (…)
    — Ah, Peeta – diz Finnick com leveza –. não me obrigue a ficar arrependido por ter feito o seu coração voltar a bater. – Ele acompanha Annie depois de olhar pra mim com preocupação.” – “A Esperança”, capítulo 17, página 261.
  • “— Senhoras e senhores… A voz dele é baixinha, mas a minha ecoa pela sala. — Está aberta a septuagésima sexta edição dos Jogos Vorazes!” – “A Esperança”, capítulo 18, páginas 270-171.

Habilidades:

  • Exímio nadador;
  • Usa o tridente como arma;
  • Sabe confeccionar redes;
  • Faz nós como passatempo.

Curiosidades:

  • Finnick recebeu como dádiva o presente mais caro da história dos Jogos Vorazes;
  • Seu estilo de luta é o mesmo que o dos reciários, tipo de gladiador romano que usava tridentes e redes de pesca para capturar os seus adversários;
  • A origem do seu nome vem do inglês “fin”, palavra relativa à pesca (em inglês, fin pode ser leme ou barbatana) e “nick” vem do apelido “Nicholas”, que significa “Vitorioso do Povo”. O nome Odair é similar à palavra galego-escocesa “adair”, que significa “lança feliz”. (Informações retiradas do livro The Panem Companion: An Unofficial Guide to Suzanne Collins’ Hunger Games, From Mellark Bakery to Mockingjays, por V. Arrow);
  • Foi Finnick quem criou a brincadeira do Verdadeiro ou Falso, usada para Peeta distinguir as alucinações da realidade.

Últimas notícias
Spot #5 de “A Esperança: Parte 1″ é dedicado a Peeta Mellark
30/10/2014 às 13:17

Spot #5 de “A Esperança: Parte 1″ é dedicado a Peeta Mellark

Acabou de ser divulgado o quinto comercial de televisão de A Esperança: Parte 1. Intitulado Peeta, o vídeo foca no companheiro de Katniss Everdeen, que agora está refém da Capital. Assista acima. A venda de ingressos de A Esperança: Parte 1 já iniciou no Brasil e em outros países. A…

SURPRESA! Acaba de sair o último trailer de “A Esperança: Parte 1″!
29/10/2014 às 13:02

SURPRESA! Acaba de sair o último trailer de “A Esperança: Parte 1″!

O último trailer de A Esperança: Parte 1 acaba de ser divulgado graças ao site Fandango! Assista acima, sem legendas. O trailer irá passar nos cinemas junto com Interestelar, ficção-científica de Christopher Nolan. Diversas novas imagens do filme são mostradas em 1min15s, inclusive a tão aguardada mensagem de Katniss Everdeen…

Quote da semana
26/10/2014 às 21:00

Quote da Semana: a libertação em Panem

Os Distritos de Panem, por serem governados pela Capital, precisam entregar dois tributos por ano para os Jogos Vorazes. Essa lei foi imposta sem aprovação, foi ditada sem o consentimento dos Distritos e por tudo estar ligado aos comandos de uma Capital autoritária. Em A Esperança, vemos faíscas de uma…

Verdadeiro ou Falso
23/10/2014 às 21:00

Verdadeiro ou Falso: Jena Malone estará em “Batman v Superman: Dawn of Justice”

Jena Malone é cantora e compositora, já tendo lançado diversos singles, e sempre foi uma atriz versátil nas telonas, interpretando desde a versão mais nova de Jodie Foster em Contato, até uma criança rude em Lado a Lado. Depois de interpretar Johanna Mason em Em Chamas e A Esperança, a atriz foi escalada para…