Distrito 13

Destaques

  1. A Esperança: Parte 1 - Veja as fotos oficiais do filme

    A Esperança: Parte 1

    As primeiras críticas do filme já começaram a sair no exterior. Leia a tradução das principais resenhas no D13!

  2. A Esperança: Parte 1 - Veja o trailer final do filme

    Esperança: Parte 1

    Saiu o trailer final do filme! Assista agora!

  3. Philip Seymour Hoffman, o intérprete de Plutarch Heavensbee nos filmes de Jogos Vorazes, foi encontrado morto em seu apartamento no domingo, 2 de fevereiro.

    A Esperança

    Conheça o aplicativo oficial de A Esperança: Parte 1.

  4. Curta o Distrito 13 no Facebook!

    Facebook

    Curta e acompanhe as atualizações do Distrito 13 também no Facebook!

Conteúdo

Jennifer Lawrence é Katniss Everdeen

Nome completo: Jennifer Shrader Lawrence
Apelido: Jen, JLaw
Data de nascimento: 15 de agosto de 1990
Cidade natal: Louisville, Kentucky, Estados Unidos da América
Personagem na série: Katniss Everdeen

 

Biografia

Tradução por Guilherme Guerra a partir do IMDb

Vencedora do Oscar, Jennifer Lawrence, mais conhecida por interpretar Katniss Everdeen em Jogos Vorazes (2012), nasceu em Louisville, Kentucky, em 15 de agosto de 1990. Sua carreira começou quando ela passou o verão em Manhattan aos 14 anos de idade. Naquele tempo, ela participou de pequenos comerciais e filmes, e pouco depois sua família se mudou para Los Angeles para que ela possa correr atrás de seu sonho. Ela foi elencada na sitcom da TBS The Bill Engvall Show (2007) e em pequenos filmes como The Poker House (2007) e Vidas que Se Cruzam (2008).

Sua grande estreia apareceu quando ela interpretou Ree em Inverno da Alma (2010), o qual lhe deu uma indicação ao Oscar e Globo de Ouro. Pouco depois, ela garantiu o papel de Mística no reboot X-Men: Primeira Classe (2011), que foi um sucesso no verão de 2011. Nessa época, Lawrence conquistou o papel da sua vida quando foi elencada como Katniss Everdeen na adaptação da sensação literária Jogos Vorazes (2012). Acabou sendo uma das maiores bilheterias com mais de US$407 milhões de bilheteria doméstica, e instantaneamente lançou Lawrence para a lista de jovens atores e atrizes bem sucedidos. Três sequências de Jogos Vorazes foram agendadas para lançamento em novembro de 2013, 2014 e 2015. Em 2012, a comédia romântica O Lado Bom da Vida lhe deu um Oscar, Globo de Ouro, Screen Actors Guild Award, Satellite Award e Independent Spirit Award na categoria de melhor atriz, junto com outras premiações, fazendo dela a mais mulher mais jovem a ser nomeada a dois Oscar de Melhor Atriz e a segunda mulher mais jovem a ganhar o prêmio.

Lawrence pode ser vista também em Um Novo Despertar (2011), Loucamente Apaixonados (2011), A Última Casa da Rua (2012) e Trapaça (2013).

Filmografia

2016

X-Men: Apocalypse: Raven/Mística
Sinopse ainda não divulgada.

2015

Joy: Joy Mangano
Uma história baseada na vida de uma mãe solteira de Long Island que torna-se a empresária mais bem sucedida do país.

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2: Katniss Everdeen
Após ser simbolizada como o Tordo, Katniss Everdeen e o Distrito 13 se engajam em uma revolução de tudo ou nada contra a autocrática Capital.

2014

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1: Katniss Everdeen
Katniss Everdeen relutantemente transforma-se no símbolo de uma grande rebelião contra a autocrática Capital.

Serena: Serena Pemberton
Na Carolina do Norte da era da Grande Depressão, o futuro do império de madeira de George Pemberton  fica complicado quando se descobre que sua esposa, Serena, não pode ter filhos.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido: Raven/Mística
Os X-Men enviam Wolverine ao passado em um esforço desesperado para mudar a história e prevenir um evento que resulta em ruína para ambos humanos e mutantes.

2013

Trapaça: Rosalyn Rosenfeld
Um vigarista, Irving Rosenfeld, junto com sua parceira sedutora Sydney Prosser, é forçado a trabalhar com um feroz agente do FBI, Richie DiMaso, que os empurra em um mundo de poderosos e máfia.

Jogos Vorazes: Em Chamas: Katniss Everdeen
Katniss Everdeen e Peeta Mellark transformam-se em alvos da Capital após a vitória na 74ª edição dos Jogos Vorazes e acendem fagulhas de uma rebelião nos distritos de Panem.

The Devil You Know: Zoe jovem
Kathryn Vale é uma ex-estrela de cinema que tem um segredo sombrio e uma filha que espera seguir os passos da mãe para se tornar uma estrelha. Quando Kathryn tenta retornar para sua carreira, ela é ameaçada por um chantagista anônimo. O resultado disso força Kathryn a confrontar a verdade sobre ela mesma e sobre aqueles ao seu redor.

2012

O Lado Bom da Vida: Tiffany
Baseado no homônimo romance de Matthew Quick. Depois de passar quatro anos em um hospital psiquiátrico, um professor (Mark Wahlberg) volta a morar com sua mãe, tenta se reconciliar com sua ex-mulher e voltar para sua vida antiga.

Jogos Vorazes: Katniss Everdeen
Em um futuro não tão distante, a América do Norte deixa de existir após a guerra, dando lugar para Panem, um país dividido em Capital e 12 distritos. A cada ano, um garoto e uma garota de cada distrito são escolhidos para participar dos Jogos Vorazes, que ocorrem para, em parte entreter, mas também para intimidar os distritos. Prim é selecionada no distrito 12, mas sua irmã mais velha, Katniss, toma seu lugar no jogo. Ela e o representante masculino do distrito, Peeta, tem que enfrentar outros 22 participantes e, literalmente, matar todos eles, até que reste apenas um.

A Última Casa da Rua: Elissa
Mãe e filha se mudam para uma nova cidade e se encontram morando ao lado de uma garota que matou seus pais. Quando a filha fica amiga do filho sobrevivente, ela aprende que a história está longe de acabada.

2011

X-Men: Primeira Classe: Raven/Mística
Antes de Charles Xavier e Erik Lensherr mudarem seus nomes para Professor X e Magneto, eles eram dois jovens descobrindo seus poderes pela primeira vez. Antes deles serem arquiinimigos, eles eram amigos próximos, trabalhando juntos com outros mutantes (alguns familiares, outros novos), para parar a maior ameaça que o mundo já viu. Nesse processo, houve uma briga onde começou a eterna guerra entre a Irmandade de Magneto e os X-Men.

Loucamente Apaixonados: Sam
Uma estudante britânica se apaixona por um estudante americano, só para eles serem separados quando ela é banida dos EUA depois de seu visto expirar.

Um Novo Despertar: Norah
Um executivo e marido problemático adota um fantoche de castor como seu único meio de comunicação.

2010

Inverno da Alma: Ree Dolly
Uma garota de 17 anos chamada Ree Dolly, que cuida da mãe que tem problemas mentais, além de cuidar de um irmão e uma irmã mais nova. Após descobrir que pode perder a casa em que mora, ela tenta encontrar seu pai, que desapareceu depois de usar a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional.

2009

Vidas Que Se Cruzam: Mariana
O filme mostra várias histórias de pessoas diferentes e separadas pelo tempo e espaço. Sylvia, uma mulher de Oregon, que deve realizar uma odisséia emocional para livrar-se do seu passado; Mariana e Santiago, dois adolescentes tentando juntar as vidas destroçadas de seus pais em uma cidade na fronteira do New México; Maria, uma menina que vai em uma viagem para ajudar seus pais a encontrar a redenção, perdão e amor; e Gina e Nick, um casal que tem que lidar com um caso intenso e clandestino… porque ambos são casados.

2008

The Poker House: Agnes
A dramatização da adolescência de Lori Petty, que morou em uma pequena cidade de Iowa.

Garden Party: Tiff
Você é jovem, sexualmente confuso e apenas tentando sobreviver? Você canta, dança ou possui algum outro talento? Bem-vindo ao Garden Party. No centro da história uma menina de 15 anos chamada April. Ela está correndo de uma situação ruim para outra, na esperança de encontrar uma resposta que não envolva tirar a roupa. Enquanto April navega por Los Angeles, ela cai nas mãos de um grupo de crianças confusas lutando para perseguir seus sonhos.

The Bill Engvall Show (TV – 31 episódios): Lauren Pearson
Uma sitcom americana que se passava no subúrbio de Louisville, Colorado. A história de passava em torno de uma família, onde o pai nem sempre conseguia entender sua própria família.

Medium (TV – 2 ep.): Claire Chase/Allison jovem
É uma série de televisão americana, onde seu tema principal é sobre os poderes sobrenaturais da personagem principal, Allison DuBois. Ela trabalha tentando resolver crimes usando seus poderes. Jennifer aparece no episodio 07 da terceira temporada e no 02 da quarta temporada.

2007

Not Another High School Show (filme para a TV): Garota Frantic
Uma paródia de populares séries de TV como Beverly Hills, 90210, Dawson’s Creek e Laguna Beach.

Cold Case (TV – 1 ep.): Abby Bradford
É uma série dramática norte-americana sobre uma divisão policial que se especializa na investigação de crimes não resolvidos. A série decorre na cidade de Filadélfia, Pensilvânia. Jennifer aparece no episodio 18 da quarta temporada.

2006

Monk: Um Detetive Diferente (TV – 1 ep.): Mascote
Monk era um detetive brilhante de homicídios, trabalhava para o Departamento de Polícia de São Francisco, até que sua esposa Trudy morreu numa explosão de carro em 1997. Monk sofreu um colapso nervoso pelo fato de não ter encontrado quem matou Trudy, suas fobias (por germes, altura, multidão e até por leite) se agravaram e interferiram de modo que Leland teve que afastar Monk, que se isolou, recusando sair de sua casa por três anos. Com a ajuda da enfermeira prática Sharona Fleming, pôde finalmente sair da casa. Começou a executar o trabalho de consultor particular para a polícia em casos muito difíceis. Jennifer aparece no episodio 03 da quinta temporada.

Company Town (filme para a TV): Caitlin
Um olhar sobre a vida de agentes do governo que vivem no mesmo bairro de Washington DC.

Premiações

Oscar

2014: indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por Trapaça (2013)

2013: ganhou em Melhor Atriz por O Lado Bom da Vida (2012)

2011: indicada a Melhor Atriz por Inverno da Alma (2010)

Globo de Ouro

2014: ganhou em Melhor Atriz Coadjuvante em Filme por Trapaça (2013)

2013: ganhou em Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical por O Lado Bom da Vida (2012)

2011: indicada a Melhor Atriz em Filme de Drama por Inverno da Alma (2010)

Bafta

2014: ganhou em Melhor Atriz Coadjuvante por Trapaça (2013)

2013: indicada a Melhor Atriz por O Lado Bom da Vida (2012)

Screen Actors Guild Awards

2014: ganhou Melhor Elenco em Filme por Trapaça (2013); indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por Trapaça (2013)

2013: ganhou Melhor Atriz por O Lado Bom da Vida (2012); indicada a Melhor Elenco em Filme por O Lado Bom da Vida (2012)

2011: indicada a Melhor Atriz por Inverno da Alma (2010)

Festival de Filmes de Veneza

2008: ganhou o Prêmio Marcello Mastroianni (dedicado a revelações) por Vidas Que Se Cruzam (2008)

Curiosidades

Tradução por Aline Quadros e Guilherme Guerra a partir do IMDb

  • Para seu papel em Inverno da Alma (2010), Lawrence aprendeu a esfolar esquilos, cortar madeira e a lutar
  • Ela sabe tocar guitarra
  • Lawrence gradou-se do ensino médio dois anos antes para que começasse a atuar
  • Ela foi descoberta por um fotógrafo enquanto visitava Nova Iorque com sua mãe em 2005, que a levou para um agente
  • É a terceira mulher mais nova indicada ao Oscar de Melhor Atriz, na idade de 20 anos e 163 dias. Apenas Quvenzhané Wallis, de Indomável Sonhadora (2012), na idade de 9 anos e 135 dias, e Keisha Castle-Hughes, por Encantadora de Baleias (2002), na idade de 13 anos e 309 dias, foram mais novas, na data dos anúncios de indicações
  • Ela é fã de Jeff Bridges, e teve a chance de conhecê-lo na Comic-Com de São Diego de 2013. Lawrence aproximou-se dele, sem pensar que ele estava no meio de uma entrevista com Entertainment Tonight, e fugiu. Bridges percebeu e imediatamente chamou ela de volta. O repórter então deu o microfone a Lawrence e convidou-a para realizar a entrevista
  • Apareceu duas vezes consecutivas em vencedores do Grande Júri do Sundance: Inverno da Alma (2010) e Loucamente Apaixonados (2011).
  • Eleita pela revista People como uma das mulheres mais bonitas de 2011
  • Eleita pela revista Variety como uma dos dez atores para acompanhar em 2010
  • Uma das suas favoritas atrizes e inspirações são Meryl Streep, Marion Cotillard, Cate Blanchett e Laura Linney
  • Eleita pela sua classe como “Mais Falante”
  • Amiga de Josh Hutcherson, co-estrela de Jogos Vorazes (2012)
  • Seu pai teve uma firma de construção de concreto, Lawrence & Associates, e sua mãe administra um camping infantil
  • Para seu papel em Jogos Vorazes (2012), ela malhou duas vezes por dia e praticou arco e flecha
  • Jennifer e Paula Malcomson (Sra. Everdeen) já aturam juntas em um episódio da série Cold Case. Elas atuaram como mãe e filha no episódio
  • É loira natural. Ela tingiu seu cabelo de castanho para seu papel em Jogos Vorazes (2012)
  • Trouxe seus pais como acompanhantes para o 70° Globo de Ouro após terminar com seu namorado Nicholas Hoult
  • Tornou-se a segunda mulher mais jovem a ganhar o Oscar de Melhor Atriz, por O Lado Bom da Vida (2012), em 24 de fevereiro de 2013 (22 anos de idade)
  • Aos 23 anos de idade, tornou-se a mais jovem atriz a ser nomeada a três Oscars, dois deles em papel principal
  • É a terceira vencedora do Oscar a aparecer em um filme da franquia X-Men. Os outros são Anne Paquin e Halle Berry
  • Estrelou ao lado de Bradley Cooper em três filmes: O Lado Bom da Vida (2012), Serena (2014) e Trapaça (2013)
  • Seus filmes favoritos são O Grande Lebowski (1998), Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997), Meia-Noite em Paris (2011), Huckabees: A Vida é Uma Comédia (2004) e Ensina-me a Viver (1971)
  • Seus ancestrais são ingleses, alemães, irlandeses, escoceses e franceses
  • Esteve num relacionamento com Nicholas Hoult desde janeiro de 2011 a 2014
  • O tempo mais longo que ela permaneceu sem uma indicação ao Oscar foi de 2 anos, entre Inverno da Alma (2010) e O Lado Bom da Vida (2012)
  • Ela é canhota
  • Antes de virar atriz, Jennifer se envolveu em líder de torcida, jogadora de hockey no campo, jogadora de softball e modelo, mas ela não sentia paixão por nenhum
  • Além de seus trabalhos como atriz, Jennifer já viajou para a República Dominicana e trabalhou como assistente de enfermeira em um acampamento de verão
  • Lawrence é uma leitora ávida
  • Sua altura é 1,70m
  • Ela protagoniza o clipe da música The Mess I Made, da banda Parachute
  • É a única garota que nasceu do lado paterno da sua família em 50 anos.
  • Jennifer Lawrence se recusa a ter uma conta no Facebook e uma conta no Twitter. Em  suas próprias palavras, “está fora de questão”

Últimas notícias
TOP 13: o que nos marcou e deixará saudade em Jogos Vorazes
13/01/2016 às 21:00

TOP 13: o que nos marcou e deixará saudade em Jogos Vorazes

Em janeiro de 2012, demos início à tradição mensal de, aos dias 13, ir ao ar uma lista com treze tópicos diferentes falando sobre diversos aspectos do mundo de Jogos Vorazes. Dos principais choques da série a possíveis arenas, passando por presentes de natal e músicas, o TOP 13 do D13 era,…

02/12/2015 às 10:00

Leia o que o D13 achou de “A Esperança: O Final”

O último volume da série Jogos Vorazes já está nos cinemas, marcando o fim da série. A Esperança: O Final dividiu os críticos especializados, embora todos afirmem que o último filme mantenha o legado da franquia. Por fim, chegou a vez de a equipe do D13 comentar o que achamos do filme: Guilherme Guerra De…

TOP13: como se preparar para o último filme de “Jogos Vorazes”
13/11/2015 às 21:00

TOP13: como se preparar para o último filme de “Jogos Vorazes”

Depois de algum tempo fora do ar – estávamos cuidando das transmissões para a Capital – estamos de volta com o TOP13! E este não é qualquer TOP13, mas sim o penúltimo e aquele que antecede a estreia do último filme da série Jogos Vorazes.  O que fazer nestes dias…

07/11/2015 às 15:00

Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth em entrevista exclusiva ao Fandango

Apesar de não ter tantas informações liberadas como o de costume, A Esperança: O Final se aproxima de sua estreia e com ela surgem novas imagens, informações e entrevistas com o elenco. Recentemente o Fandango conseguiu uma entrevista exclusiva com o trio protagonista da série, com direito a algumas risadas e…