Distrito 13

Destaques

  1. A Esperança: Parte 1 - Veja as fotos oficiais do filme

    A Esperança: Parte 1

    As primeiras críticas do filme já começaram a sair no exterior. Leia a tradução das principais resenhas no D13!

  2. A Esperança: Parte 1 - Veja o trailer final do filme

    Esperança: Parte 1

    Saiu o trailer final do filme! Assista agora!

  3. Philip Seymour Hoffman, o intérprete de Plutarch Heavensbee nos filmes de Jogos Vorazes, foi encontrado morto em seu apartamento no domingo, 2 de fevereiro.

    A Esperança

    Conheça o aplicativo oficial de A Esperança: Parte 1.

  4. Curta o Distrito 13 no Facebook!

    Facebook

    Curta e acompanhe as atualizações do Distrito 13 também no Facebook!

Conteúdo

Um estudo sobre o mapa de Panem

Há uma grande curiosidade por parte dos fãs de Jogos Vorazes sobre a estrutura de Panem e como ficou o mapa do país após a destruição dos Estados Unidos e todos os desastres naturais descritos nos livros. Assim, algumas pessoas começaram a propor sua visão sobre o que seria o mapa e isso gerou uma grande discussão. Até que em fevereiro de 2011, duas pessoas postaram no Livejournal um estudo fantástico sobre tudo o que sabemos da geografia de Panem e criaram uma teoria para a distribuição dos Distritos e a Capital. E agora o Distrito 13 traz a tradução desse estudo para vocês, com autorização dos autores. Thank you very much, aimmyarrowshigh and badguys!

Atenção: o texto abaixo possui referências a A Esperança.

A decadência da América do Norte e o Nascimento de Panem

Então, enquanto esse mapa é incrível:

Pensamos assim, mas supostamente Panem é a América do Norte, não só os Estados Unidos. Enquanto partes do Canadá e México certamente poderiam ser submersas no caso de um desastre natural ou bombardeiros extremos ou o que seja, é ilógico ignorá-las completamente.

Ainda é irritante não mostrar os Distritos em nenhum tipo de ordem numérica ou lógica; por que o D10 seria vizinho do D7, D5 e D2 e por que o D9 separaria o D5 e o D2?

Então pensamos, EI, VAMOS FAZER UM MAPA DE PANEM!

América do Norte

Bem auto-explicativo.

Então, aí está a América do Norte. Agora, assumindo que parte da destruição da estrutura moderna o nascimento de Panem foi causado por um desastre natural cataclísmico, essas são algumas supostas previsões geográficas pós-apocalípticas deste continente.

 

O primeiro não funciona com a Panem de Collins porque a separação continental impede a Capital de ter qualquer comando lógico sobre a América Leste (D12, D13 etc) e o segundo não funcionaria porque afunda as áreas do D11 e D12.

Afundando a América do Norte

Essa foi minha primeira tentativa de afundar a América do Norte.

Escolhi centralizar parte do cataclismo no Golfo do México como uma mudança tectônica e movi a Península de Yucatán, em vez de afundá-la. Boa parte disso é porque eu ♥ Finnick/Annie e queria que eles tivessem uma pequena ilha para a Aldeia dos Vitoriosos do D4. Além disso, não altera em nada a topografia de nenhum outro Distrito, então ei! 😛

Enchentes

Apesar de plausível, não era realmente definido pra mim. badguys disse que haveria uma enchente natural em Sierra Nevadas e, provavelmente, no Grand Canyon. ( Incidentalmente isso virou uma longa discussão sobre o rio Mississipi ser o da represa que se rompeu nos 70° Jogos, mas isso não é realmente pertinente!)

Então, afundei de novo o continente.

Posicionando os Distritos

Aqui está o que sabemos.

  • A Capital é em Denver.
  • D12 é nos Apalaches.
  • D11 faz fronteira com o D12, é um dos maiores distritos, fica ao sul do D12 e é primariamente usado para cultivar grãos e produzir.
  • D10 é primariamente usado para criação de animais. Eles NÃO processam carne no D10. Entretanto, para alimentar toda a nação, o D10 tambe’m deve ser um Distrito bem grande.
  • D9 processa comida para a Capital e as tésseras; por isso, provavelmente faz fronteira com os Distritos produtores de comida (D4, D10, D11).
  • D8 produz e trata tecidos e é um Distrito de fábricas. É POSSÍVEL chegar ao D12 do D8 a pé em algumas semanas/meses. Então, não atravessa uma grande faixa de água.
  • D7 se especializa em madeira. Provavelmente é grande. Não tem nenhum papel no processamento de comida ou manufatura.
  • D6 trabalha perto da Capital na pesquisa e manufatura de drogas (morfináceos, remédios). Deve ter relações fortes com o D5 na produção de bestas.
  • D5 é totalmente dependente da Capital, então provavelmente fica por perto, e é especializado em pesquisa genética e manipulação. Por causa da necessidade de pensamento criativo e intelecto, deve ser um Distrito menor pra ser mais fácil de monitorar e controlar.
  • D4 é o oceano. Tem papel na produção alimentícia. É muito grande. É um Distrito de Carreiristas, então deve ser perto da Capital e ter certa auto-suficiência, mas não o suficiente para não ser leal. (Tirando isso, D4 = perfeição)
  • D3 tem ligações muito próximas com a Capital e trabalha com eletrônicos e tecnologia. Deve ser pequeno, a Capital pode monitorar de perto suas mentes científicas. Não tem papel na manufatura ou processamento de alimentos.
  • D2 é especializado em armamentos, é o Distrito mais leal 9porque a Capital precisa manter seus especialistas em armas felizes, né?), e não tem papel na produção de comida. D2 também trabalha em alguns elementos de mineração e treina Pacificadores. A ferrovia de Panem é facilmente acessada no D2.
  • D1 produz artigos de luxo para a Capital – INCLUINDO ter uma mina de Diamantes. Kelsey Lake Diamond Mine é uma mina de diamantes em Colorado, EUA. Fica localizada no Distrito de State Line Kimberlite, perto da fronteira com Wyoming.
  • D13 é especializado em energia nuclear, faz fronteira com D12, é visível e acessível a pé do D12, e fica ao norte de West Virginia. Three Mile Island era na Pensilvânia, e provavelmente manteve um reator nuclear ou foi reativado. D13 é pequeno, mas poderoso e cercado de floresta. É auto-suficiente.

Então, sabendo disso, a localização mais lógica dos Distritos não era em pedaços exatos pelo continente, mas uma espiral áurea.

Espirais áureas são difíceis no PS4

Capital = bom. D1 = bom. D2 = bom. D3 = GRANDE DEMAIS. Girei a espiral áurea mais 90°.

Adicionando o Distrito 4

Girar a espiral áurea ajudou. D4 está gigantesco e ficou tudo bem viajante.

Panem?

Então, essa foi a primeira tentativa de D1 – D7 (e a Capital). D7 funciona bem seguindo a antiga fronteira EUA – Canadá, porque, bem, madeira, e faz sentido que a produção nacional de madeira seja em um Distrito maior. Entretanto, o problema com esse D7 é que ele não deixa espaço para o D9 fazer fronteira com o D4, desloca o D8 na espiral áurea e tira boa parte da área potencial do D10 e D11.

Ehhhh… não. Isso está terrível. Particularmente a área dos D8/9/10/11.

Hora de fazer outro rascunho!

O nascimento de Panem

Tirar as áreas sem litoral do D4 ajudou muito. O D9 agora tem uma fronteira decente com todos os Distritos de manufatura de alimentos, D11 é o maior em território, D10 tem espaço para criar animais para a nação inteira e o D7 tem um tamanho mais fácil de controlar para os Pacificadores. E tudo parece finalmente semi-ok na espiral áurea proposta.

Um mapa funcional de Panem!

Acrescentando a ferrovia

Tentei fazer a ferrovia seguir (mais ou menos) a espiral áurea, pelo menos pra conectar os Distritos relacionados (C/1/2/3, 4/9/10/11). Por causa das Turnês da Vitória, a ferrovia liga só ao quartel-general/cidades-capitais. A ferrovia para o D13 foi destruída.

Mapa final (clique para ampliar):

Últimas notícias
TOP 13: o que nos marcou e deixará saudade em Jogos Vorazes
13/01/2016 às 21:00

TOP 13: o que nos marcou e deixará saudade em Jogos Vorazes

Em janeiro de 2012, demos início à tradição mensal de, aos dias 13, ir ao ar uma lista com treze tópicos diferentes falando sobre diversos aspectos do mundo de Jogos Vorazes. Dos principais choques da série a possíveis arenas, passando por presentes de natal e músicas, o TOP 13 do D13 era,…

02/12/2015 às 10:00

Leia o que o D13 achou de “A Esperança: O Final”

O último volume da série Jogos Vorazes já está nos cinemas, marcando o fim da série. A Esperança: O Final dividiu os críticos especializados, embora todos afirmem que o último filme mantenha o legado da franquia. Por fim, chegou a vez de a equipe do D13 comentar o que achamos do filme: Guilherme Guerra De…

TOP13: como se preparar para o último filme de “Jogos Vorazes”
13/11/2015 às 21:00

TOP13: como se preparar para o último filme de “Jogos Vorazes”

Depois de algum tempo fora do ar – estávamos cuidando das transmissões para a Capital – estamos de volta com o TOP13! E este não é qualquer TOP13, mas sim o penúltimo e aquele que antecede a estreia do último filme da série Jogos Vorazes.  O que fazer nestes dias…

07/11/2015 às 15:00

Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth em entrevista exclusiva ao Fandango

Apesar de não ter tantas informações liberadas como o de costume, A Esperança: O Final se aproxima de sua estreia e com ela surgem novas imagens, informações e entrevistas com o elenco. Recentemente o Fandango conseguiu uma entrevista exclusiva com o trio protagonista da série, com direito a algumas risadas e…