Distrito 13

Destaques

  1. A Esperança: Parte 1 - Veja as fotos oficiais do filme

    A Esperança: Parte 1

    As primeiras críticas do filme já começaram a sair no exterior. Leia a tradução das principais resenhas no D13!

  2. A Esperança: Parte 1 - Veja o trailer final do filme

    Esperança: Parte 1

    Saiu o trailer final do filme! Assista agora!

  3. Philip Seymour Hoffman, o intérprete de Plutarch Heavensbee nos filmes de Jogos Vorazes, foi encontrado morto em seu apartamento no domingo, 2 de fevereiro.

    A Esperança

    Conheça o aplicativo oficial de A Esperança: Parte 1.

  4. Curta o Distrito 13 no Facebook!

    Facebook

    Curta e acompanhe as atualizações do Distrito 13 também no Facebook!

Conteúdo

A Esperança

A Esperança, o livro

O volume final da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, é exatamente o livro pelo qual os fãs esperavam: complexo, imaginativo e, ao mesmo tempo, brutal e humano. Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss Everdeen tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra. A série, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, é o mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, e mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura.

O livro será adaptado para o cinema em duas partes, com previsão de lançamento para 21 de novembro de 2014 e 20 de novembro de 2015, respectivamente. A direção está a cargo de Francis Lawrence, que também dirigiu Em Chamas. As filmagens já começaram, e junta-se ao elenco, entre outros nomes, Julianne Moore como a Presidente Coin, do Distrito 13. Leia todas as notícias publicadas sobre a produção aqui.

A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista dos mais vendidos do jornal The New York Times, e também permaneceu no topo do ranking do USA Today e da revista Publisher’s Weekly.

Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A Esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens.

Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.

Ambientado num futuro sombrio, a saga Jogos Vorazes é pioneira de uma tendência que ganhou força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time em 2010. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 44 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.

(Fonte: Rocco)

separador A Esperança, o livro

Lançamento ao redor do mundo

O último livro da trilogia Jogos Vorazes, escrito por Suzanne Collins, foi lançado pela Scholastic em 24 de agosto de 2010 nos Estados Unidos e Canadá com o nome de Mockingjay; nos outros países de língua inglesa, como o Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália, foi lançado no dia seguinte. O e-book, porém, foi lançado seis dias antes do lançamento na América do Norte, dia 18.

Aqui no Brasil, o livro foi lançado 5 de outubro do ano seguinte. Já em Portugal, o lançamento foi em novembro, com o título de A Revolta.

separador A Esperança, o livro

Informações importantes

Com uma tiragem inicial de um milhão e duzentas mil cópias nos Estados Unidos, A Esperança vendeu 450 mil exemplares na sua primeira semana de lançamento. A editora Scholastic adicionou para a impressão mais 400 mil cópias, somando 1,6 milhões de exemplares.

As críticas sobre o livro foram boas também. A Entertainment Weekly disse o seguinte sobre o livro: “Os fãs ficarão felizes em saber que A Esperança é tão complexo e imaginativo quanto Jogos Vorazes e Em Chamas”.  E não parou por aí: New York Times, Los Angeles Times, Publishers Weekly e outros veículos elogiaram o livro.

Porém, a única crítica negativa foi feita por um jornal da Califórnia, The Sacramento Bee. O jornal criticou Collins por não ter dado tempo suficiente para terminar todas as pontas soltas. “A decepção com A Esperança atinge principalmente como Collins inicia sua reta final. É quase como se ela não tivesse tempo suficiente ou capítulos para lidar com todos os seus tópicos”.

separador A Esperança, o livro

Resumo (contém spoilers da trama)

Este último livro da série é, como os anteriores, surpreendente e, sobretudo, marcante. Com uma narrativa ainda rápida e seca, o livro produz no leitor a exata sensação de desespero que a protagonista Katniss passa. As três partes em que o livro é dividido possuem seus ápices de adrenalina, sendo assim o livro mais intenso da série.

As Cinzas”, primeira parte do romance, prepara o leitor para os baques que as partes seguintes causarão, começando com Katniss vendo o Distrito 12 destruído após o bombardeiro da Capital. Em seguida, ela volta para o Distrito 13, onde passa boa parte do livro.

A segunda parte do livro, além de outros acontecimentos, é quando Peeta é resgatado da Capital e então se descobre que ele foi telessequestrado. Nessa segunda parte, o Distrito 13 invade o Distrito 2 para enfraquecer ainda mais a Capital.

Como de praxe, a última parte dos três livros, além de surpreendente, tem um final rápido com uma reviravolta enorme. “O Assassinato” é intenso o suficiente para que, sozinho, faça com que A Esperança seja um livro marcante. Suzanne Collins conclui a série de maneira espetacular ao narrar as seqüelas que os participantes de uma guerra sofrem, levando ao limite o estado emocional e físico de Katniss.

Capas pelo mundo

 

thumb ae capa 002 A Esperança, o livro thumb ae capa 003 A Esperança, o livro thumb ae capa 004 A Esperança, o livro thumb ae capa 005 A Esperança, o livro thumb ae capa 006 A Esperança, o livro thumb ae capa 007 A Esperança, o livro thumb ae capa 008 A Esperança, o livro

Para as capas em tamanho maior, acesse a nossa galeria.

<< Índice | Livro 1: Jogos VorazesLivro 2: Em Chamas

Últimas notícias
Verdadeiro ou Falso
25/11/2014 às 21:00

Verdadeiro ou Falso: Donald Sutherland fez uma propaganda para o Rock in Rio

Existe uma vida fora da série Jogos Vorazes para o elenco, a maioria deles já tem uma extensa carreira antes de entrar para o universo criado por Suzanne Collins. Um dos atores mais experientes ativos, Donald Sutherland, participou de uma campanha bastante atípica, você sabe qual é? Donald Sutherland fez uma…

Assista ao novo TV spot de “A Esperança: Parte 1″
25/11/2014 às 11:00

Assista ao novo TV spot de “A Esperança: Parte 1″

A Esperança: Parte 1 já estreou e bateu diversos recordes nos cinemas brasileiros, mas nem por isso pararam de divulgar o filme. Com a excelente recepção da atriz Jennifer Lawrence cantando The Hanging Tree, foi liberado mais um TV spot do filme, com diversas cenas do longa e a voz da…

Teaser-pôster nacional de A Esperança - Parte 1
24/11/2014 às 20:56

Leia o que o D13 achou de “A Esperança – Parte 1″

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 estreou na última quarta-feira e o filme deixou os críticos e fãs divididos. E como não poderíamos deixar de aumentar a discussão, a equipe do D13 escreveu textos sobre o que achou do terceiro e penúltimo filme da série. Leia abaixo e publique…

Jennifer Lawrence como Katniss Everdeen em A Esperança: Parte 1
23/11/2014 às 18:51

“A Esperança – Parte 1″ não supera antecessores no primeiro final de semana

Depois da notícia de que Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 teve uma estreia baixa se comparada aos filmes anteriores, esperava-se que a tendência continuasse com o primeiro final de semana após a estreia, quando a maior porcentagem do lucro de bilheteria vai para as distribuidoras e produtoras. O…