Distrito 13

Destaques

  1. A Esperança: Parte 1 - Veja as fotos oficiais do filme

    A Esperança: Parte 1

    As primeiras críticas do filme já começaram a sair no exterior. Leia a tradução das principais resenhas no D13!

  2. A Esperança: Parte 1 - Veja o trailer final do filme

    Esperança: Parte 1

    Saiu o trailer final do filme! Assista agora!

  3. Philip Seymour Hoffman, o intérprete de Plutarch Heavensbee nos filmes de Jogos Vorazes, foi encontrado morto em seu apartamento no domingo, 2 de fevereiro.

    A Esperança

    Conheça o aplicativo oficial de A Esperança: Parte 1.

  4. Curta o Distrito 13 no Facebook!

    Facebook

    Curta e acompanhe as atualizações do Distrito 13 também no Facebook!

Conteúdo

Em Chamas, o livro

Em Chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, que mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, a saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para 23 de março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero ser grande e Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano por Inverno da alma. A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista do jornal The New York Times.

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.

Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

(Fonte: Rocco)

Lançamento ao redor do mundo

O segundo livro da trilogia foi lançado nos EUA em 1° de setembro de 2009 com o nome de Catching Fire. No Brasil, o lançamento aconteceu em 29 de abril de 2011 novamente pela Editora Rocco.

Informações importantes

Após o sucesso do primeiro livro da trilogia, o livro seguinte, Em Chamas, não arrancou tantos elogios da crítica quanto o primeiro. Com uma tiragem inicial de 350 mil cópias, o livro foi elogiado pela Publishers Weekly, Booklist e Times mas criticado também pelo The Plain Dealer e pela revista Entertainment Weekly. Esta criticou que o livro é mais fraco que o anterior, Jogos Vorazes, e diz que “Katniss finge estar apaixonada pelo seu companheiro de natureza gentil nos Jogos Peeta Mellark, mas ela secretamente anseia por se juntar a Gale, um amigo de infância. Exceto – por quê? Há pouca diferença entre dois caras fragilmente imaginados, tirando o fato de Peeta ter um nome diferente. Collins não cria nada da energia erótica que faz Crepúsculo, por exemplo, tão estranhamente chamativo.”

Contudo, o livro recebeu honrarias como o quarto lugar na revista Times em Melhor Livro Ficcional de 2009, enquanto a revista People nomeia o oitavo melhor livro de 2009. Ganhou também o prêmio de Melhor Livro do Ano pela Publishers Weekly.

Resumo (contém spoilers da trama)

Após os problemas com a Capital no livro anterior, no segundo livro da série, Em Chamas, os problemas dobram. Em “As Fagulhas”, além de Katniss receber uma visita especial vinda da Capital, ela e Peeta são obrigados a passar por todos os distritos de Panem no Tour da Vitória, no qual os campeões dos Jogos Vorazes devem ir após vencerem o jogo.

Depois de alguns problemas no Distrito 11, a vida de Katniss e Peeta torna-se uma vida de “showbizz”. Ambos fingem estar felizes um com o outro, amando a vida de luxo que agora têm, mesmo sendo explorados pelos outros através da imagem de campeões que têm. Ao voltarem para o Distrito 12 esperando retomarem sua vida antes dos Jogos, Katniss descobre diversas mudanças, sejam em outros distritos, como levantes, ou até mesmo mudança de Pacificadores no Distrito 12.

O Massacre”, nome da segunda parte do livro, começa quando Katniss acha duas fugitivas do Distrito 8 na floresta e que tentam ir para o inóspito Distrito 13. Após conversarem, Katniss volta para casa e vê a cerca elétrica ligada, o que nunca aconteceu; então, é obrigada a subir em uma árvore para pular a cerca. Machuca-se na queda e descobre ter sofrido uma lesão na perna.

Impossibilitada de sair e recebendo visitas de Peeta todo dia, os dois aproximam-se e conhecem-se melhor, algo esquisito, já que passaram muito tempo juntos. Então, recebe o anúncio do Massacre Quaternário, edição especial dos Jogos que se realiza a cada 25 anos. O resto de “O Massacre” é dedicado para a preparação para a septuagésima quinta edição dos Jogos Vorazes.

Então, a última parte, “O Inimigo”, chega. Suzanne Collins mostra-se extremamente habilidosa naquilo que fez no livro anterior: terminar uma história que parece que não terminará tão de repente. Em duzentas páginas, a autora finaliza o livro tão rapidamente que o final da história é áspero e duro, igual a protagonista.

O livro termina resolvendo todas as questões que ele mesmo criou e abrindo outras que só serão resolvidas no próximo livro, A Esperança.

Capas pelo mundo

 

  
  

Para as capas em tamanho maior, acesse a nossa galeria.

<< Índice | Livro 1: Jogos Vorazes | Livro 3: A Esperança >>

Últimas notícias
TOP 13: o que nos marcou e deixará saudade em Jogos Vorazes
13/01/2016 às 21:00

TOP 13: o que nos marcou e deixará saudade em Jogos Vorazes

Em janeiro de 2012, demos início à tradição mensal de, aos dias 13, ir ao ar uma lista com treze tópicos diferentes falando sobre diversos aspectos do mundo de Jogos Vorazes. Dos principais choques da série a possíveis arenas, passando por presentes de natal e músicas, o TOP 13 do D13 era,…

02/12/2015 às 10:00

Leia o que o D13 achou de “A Esperança: O Final”

O último volume da série Jogos Vorazes já está nos cinemas, marcando o fim da série. A Esperança: O Final dividiu os críticos especializados, embora todos afirmem que o último filme mantenha o legado da franquia. Por fim, chegou a vez de a equipe do D13 comentar o que achamos do filme: Guilherme Guerra De…

TOP13: como se preparar para o último filme de “Jogos Vorazes”
13/11/2015 às 21:00

TOP13: como se preparar para o último filme de “Jogos Vorazes”

Depois de algum tempo fora do ar – estávamos cuidando das transmissões para a Capital – estamos de volta com o TOP13! E este não é qualquer TOP13, mas sim o penúltimo e aquele que antecede a estreia do último filme da série Jogos Vorazes.  O que fazer nestes dias…

07/11/2015 às 15:00

Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth em entrevista exclusiva ao Fandango

Apesar de não ter tantas informações liberadas como o de costume, A Esperança: O Final se aproxima de sua estreia e com ela surgem novas imagens, informações e entrevistas com o elenco. Recentemente o Fandango conseguiu uma entrevista exclusiva com o trio protagonista da série, com direito a algumas risadas e…