Distrito 13

Destaques

  1. A Esperança: Parte 1 - Veja as fotos oficiais do filme

    A Esperança: Parte 1

    As primeiras críticas do filme já começaram a sair no exterior. Leia a tradução das principais resenhas no D13!

  2. A Esperança: Parte 1 - Veja o trailer final do filme

    Esperança: Parte 1

    Saiu o trailer final do filme! Assista agora!

  3. Philip Seymour Hoffman, o intérprete de Plutarch Heavensbee nos filmes de Jogos Vorazes, foi encontrado morto em seu apartamento no domingo, 2 de fevereiro.

    A Esperança

    Conheça o aplicativo oficial de A Esperança: Parte 1.

  4. Curta o Distrito 13 no Facebook!

    Facebook

    Curta e acompanhe as atualizações do Distrito 13 também no Facebook!

Conteúdo

Jogos Vorazes, o livro

Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos Vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro, que está há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.

Ambientado num futuro sombrio, Jogos vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Com sua narrativa ágil e ousada, Jogos vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem atraindo leitores de diversas faixas etárias.

Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.

Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.

Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

(Fonte: Editora Rocco)

Lançamento ao redor do mundo

O livro foi publicado pela Scholastic e lançado nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2008 com o nome de The Hunger Games. O lançamento do primeiro livro da série no Brasil aconteceu apenas dois anos depois em setembro de 2010 pela Editora Rocco.

Informações importantes

A editora Scholastic adquiriu a trilogia de Suzanne Collins num acordo de seis dígitos pela agente Rosemary Stimola em 2006, e Jogos Vorazes rapidamente se tornou um favorito interno. “Normalmente, um editor prende o manuscrito contra o peito e não compartilha até que tudo esteja absolutamente perfeito, mas esse veio num formato tão bom,” diz David Levithan, diretor editorial executivo da Scholastic. “Queríamos passar para o maior número de pessoas o mais rápido possível.”

Antes mesmo de ser lançado, o manuscrito de Jogos Vorazes foi distribuído pela Scholastic para livreiros, adolescentes e Book Sense. A recepção foi boa. “É tão acessível quanto Harry Potter,” disse Carol Chittenden, dona do Eight Cousins em Falmouth, Massachusetts, e compradora de livros infantis na BookStream, que virou fã logo, “será um grande livro”. Heather Doss, compradora de livros infantis no Bookazine, disse: “É uma daquelas leituras em uma tacada só até 2 da manhã em que você culpa seu representante no dia seguinte por não ter dormido.”

Jogos Vorazes se tornou imediatamente um bestseller na lista do jornal norte-americano The New York Times. Chamado de “viciante” pelo escritor Stephen King em uma crítica para a revista Entertainment Weekly e de “incrível” por Stephanie Meyer em seu site, o livro foi nomeado um dos livros mais notáveis de 2008 pelo New York Times.

Resumo (contém spoilers da trama)

O primeiro livro, Jogos Vorazes, assim como as outras duas sequências, Em Chamas e A Esperança, é dividido em três partes. Em Jogos Vorazes, a primeira parte é dedicada principalmente a uma apresentação dos principais personagens da série, ao cotidiano de Katniss, protagonista, e a Panem, país onde se passa a história e que um dia já foi a América do Norte.

A primeira parte é chamada de “Os Tributos”. Além de apresentar ao leitor o mundo de Katniss, é contada a história dos Jogos Vorazes e da Capital e os personagens principais são descritos nessa primeira parte do livro.

Os Jogos”, a 2ª parte, é basicamente uma preparação para o desfecho do livro. Dedica-se sobre o desenvolvimento da 74ª edição dos Jogos, à sobrevivência de Katniss na arena e às suas conclusões sobre Peeta, Rue e vários outros personagens.

O Vencedor” é o desfecho do primeiro livro da trilogia. É onde Katniss vence os Jogos, junto com Peeta, desafiando a Capital com as amoras-cadeado. Esse ato é o que faz com que os outros dois livros da série venham a seguir. Se não fosse por esse ato rebelde, os Jogos terminariam e teríamos um vencedor que nunca foi contra a Capital.

Capas pelo mundo

 

           

Para as capas em tamanho maior, acesse a nossa galeria.

<< Índice | Livro 2: Em Chamas | Livro 3: A Esperança >>

Últimas notícias
TOP 13: o que nos marcou e deixará saudade em Jogos Vorazes
13/01/2016 às 21:00

TOP 13: o que nos marcou e deixará saudade em Jogos Vorazes

Em janeiro de 2012, demos início à tradição mensal de, aos dias 13, ir ao ar uma lista com treze tópicos diferentes falando sobre diversos aspectos do mundo de Jogos Vorazes. Dos principais choques da série a possíveis arenas, passando por presentes de natal e músicas, o TOP 13 do D13 era,…

02/12/2015 às 10:00

Leia o que o D13 achou de “A Esperança: O Final”

O último volume da série Jogos Vorazes já está nos cinemas, marcando o fim da série. A Esperança: O Final dividiu os críticos especializados, embora todos afirmem que o último filme mantenha o legado da franquia. Por fim, chegou a vez de a equipe do D13 comentar o que achamos do filme: Guilherme Guerra De…

TOP13: como se preparar para o último filme de “Jogos Vorazes”
13/11/2015 às 21:00

TOP13: como se preparar para o último filme de “Jogos Vorazes”

Depois de algum tempo fora do ar – estávamos cuidando das transmissões para a Capital – estamos de volta com o TOP13! E este não é qualquer TOP13, mas sim o penúltimo e aquele que antecede a estreia do último filme da série Jogos Vorazes.  O que fazer nestes dias…

07/11/2015 às 15:00

Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth em entrevista exclusiva ao Fandango

Apesar de não ter tantas informações liberadas como o de costume, A Esperança: O Final se aproxima de sua estreia e com ela surgem novas imagens, informações e entrevistas com o elenco. Recentemente o Fandango conseguiu uma entrevista exclusiva com o trio protagonista da série, com direito a algumas risadas e…