Distrito 13

Destaques

  1. Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

  2. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: Novo livro ganha título e capa no Brasil

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes ganha título e capa no Brasil

  3. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes vai virar filme!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes vai virar filme!

Arquivo de notícias

TOP 13: o que nos marcou e deixará saudade em Jogos Vorazes

Em janeiro de 2012, demos início à tradição mensal de, aos dias 13, ir ao ar uma lista com treze tópicos diferentes falando sobre diversos aspectos do mundo de Jogos Vorazes. Dos principais choques da série a possíveis arenas, passando por presentes de natal e músicas, o TOP 13 do D13 era, para muitos, um dos momentos mais esperados do mês. Assim como esperamos que vocês tenham adorado, nós do site nos divertimos muito pensando nos temas e em cada um dos tópicos.

No entanto, como todas as narrativas chegam ao fim, chegou a hora das nossas listas também encerarem seu ciclo. Queremos agradecer a cada um de vocês que nos acompanhou durante esses quatro (sim!) anos. Nem sempre a jornada foi regular, mas certamente foi espetacular. 😉

Claro que não iremos “deixa-los” sem um último TOP13! E ele é um dos mais sentimentais que fizemos, uma vez que vamos, em treze tópicos, falar das coisas boas que a série nos trouxe e aquelas que nos deixarão saudade. Com vocês, a última edição – TOP 13: o que nos marcou e deixará saudade em Jogos Vorazes.

E que a sorte sempre esteja ao nosso favor!

13. Katniss e diversas personagens femininas

Desde que Katniss apareceu nas telonas, em 2012, uma revolução vem acontecendo, ainda que aos poucos, no mundo do entretenimento. Cada vez mais protagonistas mulheres têm aparecido em livros e filmes, o que certamente tem ajudado na constante luta feminina por espaço e representatividade. É importante dizer que mais e mais têm sido vistas personagem principais fortes, com caráter e não apenas uma figura bonitinha nos cinemas. Ainda que muitas coisas ainda precisem mudar, o primeiro passo foi dado e, mesmo que Katniss não tenha sido exatamente a primeira, é ela quem tem ajudado a dar um impulso maior na questão. Certamente várias das declarações de Jennifer Lawrence, a atriz que a interpreta, também contribuíram bastante.

12. Espera por fotos oficiais

Embora nos últimos dois anos nós fomos deixados um pouco na mão com relação a este tópico em particular, certamente algo que deixará muita saudade para nós, fãs, é a espera de fotos oficiais dos filmes. O período mais marcante, para quem acompanha a série desde o início, foi entre 2011 e 2012, sem dúvida. Era a espera de ver os atores como as personagens, descobrir um pouco mais sobre a arena, saber como determinado cenário ficou e assim por diante. Uma época divertida e que ficará nas nossas mentes, sem dúvida!

11. Momentos Effie e Haymitch

Já sabemos que os livros de Jogos Vorazes não dão muito espaço para romances e que Suzanne Collins foi “incentivada” pela editora Scholastic a desenvolver melhor o enredo romântico entre Katniss Everdeen, Peeta Mellark e Gale Hawthorne. Assim, foi com muito gosto que muitos fãs (obviamente, nem todos) receberam de braços abertos a relação apaixonadamente conflituosa entre Effie Trinket, da Capital, e o mentor e ex-campeão do Distrito 12, Haymitch Abernathy. A mudança, é claro, ocorreu apenas nos filmes, mas nem por isso foi menos querida.

10. Entrevistas engraçadas

A divulgação de Jogos Vorazes, Em Chamas e das duas partes de A Esperança contaram com muita coisa em comum, inclusive com as famosas entrevistas concedidas pelo elenco. E quase todas provocam risos em quem assiste, principalmente aquelas que contam com Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson. Ver nosso elenco predileto interagindo casualmente, fugindo do protocolo clássico das entrevistas de divulgação de Hollywood, fará muita falta.

09. Pôsteres novos

Apreciar pôsteres é uma grande diversão, e apreciar as artes bem-feitas é ainda mais interessante. A equipe de marketing dos filmes de Jogos Vorazes sempre foi muito cuidadosa com os cartazes, e isso se reflete desde o lançamento do primeiro filme. Os teaser-poster foram o broche de tordo passando pela transformação que ocorre também na capa dos livros, homenageando não só o material original, mas também antecipando a estética dos filmes. Não só isso, cada um desses quatro cartazes trouxe um pôster animado, divulgado online ou nos créditos finais do filme antecessor.

08. Premieres

As premieres de Jogos Vorazes sempre nos deixaram mais ansiosos para a estreia do filme. Ainda que não fosse muito mais do que um tapete vermelho, era o momento em que sabíamos que faltava pouco tempo. Era muito bom ver o elenco todo reunido, posando para milhares de fotos novas, também era a hora de nos sentirmos representados pelos fãs de todo o mundo (já que nós aqui no Brasil ficamos de fora), que passaram horas por um autógrafo ou uma foto, sem dúvida um momento especial.

07. Trailers

Muita gente pode se perguntar por que nós escolhemos trailers como algo que vai deixar saudade e traz muita nostalgia para os fãs. Afinal, tratam-se apenas de apenas alguns minutos sem mostrar realmente nada, não é mesmo? Mas é aí que todos se enganam. Esperar por esta pequena amostra era mágico e quando um trailer finalmente saia, era a possibilidade de passar horas conversando com amigos. Será que mudaram tal cena? Aquela parte ficará épica no filme! Etc. Etc. Momentos de tirar o fôlego que marcaram cada um de maneira diferente e criaram lembranças muito especiais.

06. Suzanne Collins

Nada disso seria possível sem a autora, Suzanne Collins. Foi graças a sua imaginação e habilidade de escrita que pudemos ler e nos apaixonar por essa história que nos levou tão longe. Ela abordou assuntos muito importantes na série e fez toda uma geração abrir os olhos para questões que talvez não fossem de seu interesse. Ainda que escreva outros livros, dificilmente terá o mesmo sucesso e impacto de Jogos Vorazes. Vamos sentir falta de suas raras aparições em tapetes vermelhos e de suas participações cruciais nos roteiros. Ela é a grande responsável por tudo isso e só temos a agradecer.

05. A trama política

Ao contrário de muitas séries voltadas para o público jovem, Jogos Vorazes aposta na capacidade do seu público: a dura crueldade do mundo é exposta, às vezes obviamente na trama. Sem subestimar os milhões de jovens que leram os livros, os três livros são sobre política: as politicagens do mundo televisivo em Jogos Vorazes, as complicações da vida após a fama em Em Chamas e a realidade ambígua da guerra em A Esperança, para dizer o mínimo da trilogia. Além disso, a própria trama acontece num universo totalitário com uma protagonista preocupada em salvar a própria vida e de sua família. – e isso já é marcante o suficiente.

04. As músicas da série

Música, para muita gente, é algo extremamente especial, que representa muito sentimentos e maneiras de pensar. O que melhor, então, do que ter alguns dos seus cantores ou bandas favoritos cantando sobre sua série favorita? Muitos dos fãs de Jogos Vorazes tiveram a sorte grande de poder ver seus artistas na trilha sonora auxiliar dos filmes, e não foram poucos! Tivemos Taylor Swift, Coldplay, Adam Levine (Maroon 5), Lorde… Eles foram capazes de passar para o público os sentimentos exatos de momentos da história e dela como um todo, causando arrepios em muitos. Certamente pegar um dos CDs para ouvir daqui alguns anos nos fará sentir saudade da espera da confirmação das canções, além, claro, uma nostalgia dos melhores momentos que as músicas nos trazem!

03. Compreensão sobre a natureza humana

Suzanne Collins preocupou-se em imaginar personagens críveis: a protagonista é a “mocinha” da história, mas é também figura de controvérsia pelas suas decisões ao longo da história. Ao mesmo tempo, os “vilões” não são as figuras naturalmente más (típicas das outras histórias), e sim pessoas interessadas em sobreviver custe o que custar (como os tributos ou a classe política de Panem). Além disso, os livros e filmes levantam muitas questões e posicionamentos sobre o ser humano em situações diversas, como a vida pós-guerra, o estado mental dos envolvidos no processo revolucionário, dentre outras. Se algo definitivamente destaca Jogos Vorazes, é a verossimilhança das personagens com a realidade.

02. Ir à estreia

Como todo bom filme com fãs fervorosos, a estreia era o grande evento do ano. As pessoas prepararam cosplays, especularam por dias, compraram ingressos com meses de antecedência (e ainda assim passaram horas na fila), viajaram centenas ou milhares de quilômetros para ver a estreia com os amigos (cofcof Alô, D13! cofcof) e, enfim, viram o tão esperado filme. Nem sempre é uma experiência totalmente agradável estar no cinema na primeira sessão (nada de gritar o filme inteiro, pessoal), mas sem dúvida a sensação de assistir logo e já poder conversar sobre a adaptação é maravilhosa. Por isso vamos sentir tanta falta de ir às estreias, sabíamos que um dia acabaria, mas é uma pena não poder mais contar os dias até o próximo filme.

01. Amizades

Quando você conhece algo novo e acha sensacional, como Jogos Vorazes, uma das primeiras coisas que deseja é compartilhar isso com outros. Algumas vezes seus amigos mais próximos são o suficiente e vocês criam um laço ainda mais forte. Outras, ou eles não entendem muito bem sua paixão ou você precisa de ainda mais pessoas para dividir sua nova descoberta e conversar. Não importa se são amigos novos ou antigos o importante é que Jogos Vorazes conseguiu fortalecer laços de amizade, além de criar novos. Esperamos que os amigos feitos (ou até mesmo refeitos) com a ajuda da série durem para além dela. Talvez este tenha sido um dos legados mais importantes que a série irá nos deixar!

13 de janeiro de 2016 às 21:00
2
Comentários
  1. Leonardo disse:

    Amei o top, vou sentir saudades de tudo! Não me vejo gostando tanto de outra saga igual gosto de thg, dificilmente essa saudade vai me deixar um dia! 😨😭

  2. Natália disse:

    Devo parabéns a equipe do Distrito 13 que durante estes anos compartilhou com tanto carinho cada momento da série. Vou sentir muitas saudades!

Últimas notícias
18/08/2022 às 12:53

Snow e Lucy Gray observam tordos na primeira foto oficial de “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”

Pouco mais de um mês após o início das filmagens, já temos a primeira imagem oficial de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Clique aqui para visualizar a still em HQ! Na foto, divulgada com exclusividade pela Vanity Fair, Coriolanus Snow (Tom Blyth) e Lucy Gray Baird…

18/08/2022 às 12:46

“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” já tem data de estreia nos cinemas; veja o primeiro teaser

Habemus data para voltar! Conforme anunciado em abril pela Lionsgate, 17 de novembro de 2023 é a data de estreia de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes nos cinemas americanos. A produtora divulgou a novidade na CinemaCon, uma convenção em Las Vegas, através de um teaser com…

28/06/2020 às 13:00

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes entre os livros mais vendidos do Brasil; veja comentários de veículos brasileiros

Lançado no último dia 19, o mais novo volume da série Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, já aparece em 2º lugar em lista semanal da PublishNews de livros mais vendidos do Brasil, sendo o 1º na categoria infantojuvenil. A prequel também está em 1º lugar na…

19/06/2020 às 9:00

Leia o que a imprensa internacional achou de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Chegou a hora! Um ano e dois dias após o anúncio, o livro novo de Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, foi oficialmente publicado no Brasil. Clique aqui para adquirir o seu exemplar! Antes mesmo de sair em terras tupiniquins, a prequel já fez bonito: em apenas…